ENTREVISTA (parte 2) - Fez opções idênticas frente ao FC Porto e ao Benfica. Admite que as declarações, no segundo caso, foram infelizes.
Corpo do artigo
Incomodado com a "colagem" ao Benfica, Petit lembra que até é amigo de Sérgio Conceição. Recorda ainda que não havia qualquer indício do problema físico que afastou Tageau da Taça de África das Nações.
"Assim como poupámos jogadores com o FC Porto, fizemos o mesmo com o Benfica"
Antes do jogo com o Benfica poupou alguns jogadores, como Tagueu e Edgar Costa, e foi criticado. Ficou incomodado?
- Fiquei. Havia uma altura em que já nem via televisão. Assim como poupámos jogadores com o FC Porto, fizemos o mesmo com o Benfica. Havia jogadores que estavam em risco de não jogar com o Tondela, que era um concorrente direto, e com o FC Porto aconteceu o mesmo, porque a seguir íamos jogar com o Nacional.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2019/07/petit_video2_20190703100902/hls/video.m3u8
Nessa altura ficou "colado" ao Benfica. Sentiu isso?
- Isso incomodou-me, mas o próprio Bruno Lage disse que eu era muito amigo do Sérgio [Conceição]... Sou muito amigo dele, porque foi uma pessoa que me ajudou quando cheguei à Seleção. As declarações que tive foram infelizes e nunca pensei que iriam ter este impacto, mas não volta a acontecer.
Um problema cardíaco afastou o camaronês Joel Tagueu da Taça de África das Nações. Ficou surpreendido com a sua exclusão dessa competição devido a problemas físicos?
- Fiquei surpreendido, porque é um miúdo com muita qualidade, que dava tudo nos treinos e bom companheiro no balneário. Quem o via trabalhar, não sentia que havia ali algum problema, nem nunca deu esses indícios de que podia ter algum problema. É uma pena e espero que recupere rapidamente.
Via que era um jogador de futuro?
- Ele estava emprestado pelo Cruzeiro e tinha muita qualidade. Sabia que ele tinha algumas equipas interessadas nele, porque pedia-me conselhos. Podia ser a época dele para dar o salto.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2019/07/petit_video3_20190703101144/hls/video.m3u8
Ricardo Costa aprovado
Petit tem uma forte ligação ao Boavista e vê com bons olhos a contratação de Ricardo Costa, central que regressa ao Bessa aos 38 anos. "O Ricardo Costa vai trazer experiência ao Boavista. Conhece bem a casa e o futebol português. É meu amigo e transmite o que é um capitão, sendo um exemplo para os mais novos. Pode ajudar a transmitir os valores do Boavista. Mas não chega ter apenas experiência, conta também a qualidade, e ele ainda tem qualidade para fazer uma boa época", destaca, admitindo que além da amizade que os une, admira o seu profissionalismo.
"Tenho muitas conversas com ele, porque o meu filho também joga no Boavista e estamos juntos. Quando subimos à I Liga, tentei que ele regressasse ao Boavista, e também tentei que fosse para o Tondela, porque é um jogador de quem gosto."