Distinção premiou o projeto "Para ti se não faltares" cujo principal foco passa pelo combate ao abandono e insucesso escolar
Corpo do artigo
O Prémio de Responsabilidade Social, da Fundação do Futebol - Liga Portugal, do mês de abril, foi entregue à Fundação Benfica, premiando o projeto "Para ti se não faltares". Trata-se de um projeto criado em 2010 e cujo principal objetivo passa por combater o absentismo e abandono escolar, através de atividades desportivas e lúdico-pedagógicas, utilizando, para tal, um conceito de desporto inclusivo. No total, já participaram mais de 4.000 jovens neste programa.
"Este é um projeto que a Fundação Benfica já vem desenvolvendo há muito tempo de uma forma não circunscrita apenas à cidade de Lisboa, tendo em conta que já conseguiu levar este programa até várias cidades e escolas deste país. Portanto, estamos a falar de um projeto notável e que merece, obviamente, o prémio da Fundação do Futebol e de todos aqueles que gostam de Futebol e que percebem este fenómeno como um veículo de Responsabilidade Social, de inclusão, e, neste caso, também de educação", disse a Diretora Executiva Coordenadora da Liga Portugal, Sónia Carneiro.
Já Carlos Móia, Presidente Executivo da Fundação Benfica, frisou: "Houve uma evolução brutal neste projeto, que cada vez mais é uma referência. Começou por ser um projeto que servia de apoio a disciplinas como a matemática e o português, e no final de tudo surgia aquilo que os jovens mais gostariam: o Futebol. Hoje tudo isso desapareceu, com o projeto a estar mais modernizado e centrado nos problemas de cada jovem. O grande foco passa, por isso, em perceber do que é que os jovens querem falar ou sentem".
1e5TVX_lyVc
O Presidente Executivo da Fundação Benfica recordou ainda o exemplo de Janice Silva, jogadora da equipa principal de futsal do Benfica, que integrou a fase inicial deste programa. "Há dez anos, na Amadora, a Janice Silva entrou neste projeto e hoje é uma atleta do Benfica, da Seleção Nacional, e uma das melhores jogadoras de futsal a nível internacional. Portanto, este projeto está para além de tudo aquilo que tem sido feito, e é realmente apreciado no panorama nacional e internacional".
A jogadora de 23 anos do SL Benfica, que também marcou presença na entrega deste prémio, reconhece, também, a importância que este projeto teve para si. "Foi uma sorte e um privilégio muito grande ter participado neste projeto e acho que foi uma das coisas mais importantes da minha vida. Naquela altura andava muito mal e não acreditava nas minhas potencialidades, sendo que hoje sou a pessoa que sou graças a ele. Um obrigado nunca será suficiente e sei que um dia vou conseguir retribuir de outra forma"