Declarações de Rui Borges após o Sporting-Alverca (5-1) dos quartos de final da Taça da Liga
Corpo do artigo
Exibição como esperado? E Blopa? "São miúdos que tem feito o seu crescimento na equipa B. Têm seguido o seu caminho com humildade, trabalho, tiveram oportunidades porque mereceram. Agora voltar com os pés à terra, foi só um jogo. Tiveram oportunidade e corresponderam. Eles merecem, é mérito só deles. Muito feliz por ver o Blopa, se calhar nem estava à espera de estar no onze. Pela exibição global, muito feliz. A malta ligada, competitiva, o coletivo a funcionar muito bem, com a mesma energia de Tondela, deixou-me muito feliz. Amizade é inabalável, única. Feliz pela resposta. Alguns ganharam energia para o futuro. Estou superconfiante e superfeliz com o grupo."
Sexta repete adversário, mas este já lá vai... "Sim, jogos completamente diferentes. Não vai ser tão fácil como se vê no resultado de hoje. A equipa não perdeu concentração e equilíbrio. O golo deles é um grande golo. Foi apenas e só uma vitória. Temos de voltar com a mesma energia, rigor e concentrados na mesma tarefa. A história não será igual."
Calendário podia ser alterado por causa da Champions e final four em janeiro? "Não me compete a mim. Temos de ter atenção a isso. Temos de pensar entre todos como se pode melhorar essa questão da sobrecarga e do calendário. Sou a favor que este troféu devia dar acesso a alguma coisa, se não desvaloriza a competição. Não me compete a mim, não me vou alongar muito nesse sentido."
Quenda é alternativa a Trincão, vendo o posicionamento de hoje? "Sobre o Quenda, por isso jogou lá. Tem boa decisão, aceleração, vê à frente. Vai cumprir muito bem essa posição, sabia disso. Estava no meu pensamento. Às vezes temos de conseguir extrair coisas diferentes em alguns momentos, tentar dar-lhes outras armas. No futuro acho que vai ser mais de jogo interior que de largura até porque não é um extremo muito vertical. É um predestinado, tem qualidade e humildade enorme, vai ter sucesso se se mantiver fiel ao que é."
Alisson Santos decisivo com o Marselha e hoje titular. Beneficia por se ter falhado Jota Silva. Prefere este Alisson ou Jota Silva? "Jota não é do Sporting, não aconteceu. Admiro muito, se estivesse cá ia ter as suas oportunidades. Importa aqui é o Alisson. Vou acompanhando, vendo o crescimento. Ganham minutos pelo trabalho diário. É um jogador como os outros."
Estreia de Flávio Gonçalves estava prevista? E o que tem a dizer sobre o facto de algumas equipas nem entrarem na Taça da Liga? "Não me vou alongar com isso, com a justiça e o formato da competição. O Flávio é como o Blopa, em posições diferentes. Tem caraterísticas muito próprias, nem é do que tem treinado mais connosco. Percebeu o que tinha de fazer, a dinâmica da equipa. Deu grande resposta. Tem tido crescimento muito bom, tem crescido na maturidade. Nota-se que é abusado com bola, não se esconde do jogo. Tem futuro risonho se se mantiver fiel ao que eu digo: amanhã vai à equipa B e tem de treinar da mesma forma."
Sobre a concorrência entre Ioannidis e Luís Suárez: "É uma grande dor de cabeça. São dois grandes avançados. Muito feliz por contar com dois. Tem dado resposta fantástica, está feliz e isso nota-se. Feliz por ter feito um golo, eu pessoalmente queria muito que ele fizesse."
O posicionamento de Vagiannidis é para repetir? "É a variabilidade da nossa equipa, com Vagiannidis, com o Fresneda. Tem a ver com a estratégia e com o rival. O Blopa não é um soberbo como o Quenda, é mais de corredor e vertical, se calhar por isso deu mais largura. O Vagiannidis foi inteligente."
Tacticamente o que pode oferecer Blopa? "Deu o que nós queríamos. Vai variando, umas vezes à direita, à esquerda, umas vezes mais alto, outras mais baixo. Vai crescer imenso ainda, pela suas caraterísticas físicas e atléticas. É continuar o trabalho dele. Hoje cumpriu taticamente, no futuro, primeiro tem de dar resposta na equipa B. O Rayan Lucas tb teve minutos, tem crescimento enorme, tem personalidade com bola, tem de melhorar alguns aspetos. O Flávio também, o Chris não conhecia muito bem, acompanhei-o e chamam-no 'o Quenda 2', que assim seja, é sinal que terá futuro muito bom; tem muito de trabalhar. O Muniz entrou bem, no golo sofrido fiquei triste, ele condicionou bem, mas mérito do grande remate do golo. Fico feliz por dar estas oportunidades merecidas e por eles corresponderem."

