RANKING - Defensivamente, há laterais que se têm destacado mais, mas muito poucos se batem de cabeça como Alex, o que reforça o estatuto de jogador cada vez mais completo.
Corpo do artigo
Alex Telles é o lateral esquerdo mais valioso da I Liga, um dos mais valiosos na Europa e não é propriamente surpreendente encontrá-lo na maior parte dos índices que melhor atestam a valia de um defesa lateral, essencialmente nos rankings ofensivos.
Alex Telles não é tão esmagador quanto se poderia supor, mas é claramente o mais desequilibrador e isso faz a diferença numa equipa grande. É dos que mais cruza (Sequeira, do Braga, é o líder), embora não entre nos mais eficazes a esse nível, como não entra nenhum dos que mais tentam, o que é normal.
Já agora, Esgaio, do Braga, é aquele cujos cruzamentos mais vezes encontram o destino. Voltando a Alex, ninguém se aproxima em golos nem assistências
Já agora, Esgaio, do Braga, é aquele cujos cruzamentos mais vezes encontram o destino. Voltando a Alex, ninguém se aproxima em golos nem assistências, poucos são tão fortes nos duelos ofensivos, muitos deles à custa do drible. O brasileiro é o lateral que melhor dribla, embora esse item nem tenha sido levado em linha de conta para esta eleição, que nas semanas anteriores já destacou o guarda-redes Vlachodimos e o central Mbemba como os mais fortes estatisticamente nas respetivas posições.
Defensivamente, há laterais que se têm destacado mais, mas muito poucos se batem de cabeça como Alex, o que reforça o estatuto de jogador cada vez mais completo. No único item "formatado" à medida de laterais de equipas mais pequenas, destaque para Zaidu, que saltou do Mirandela (CdP) para o Santa Clara. Destaque, essencialmente, porque aqui se perfila um lateral para equipas maiores. É que o nigeriano também aparece nos desequilíbrios ofensivos, duelos e cruzamentos. Henrique, do Gil Vicente, também. Outro esquerdino que promete...