"O objetivo é chegar à fase de apuramento de campeão e fazer parte da história"
Daniel Carrasco faz parte do plantel do Ac. Viseu que lidera a Série A da Liga Revelação, com 15 pontos. O lateral, de 19 anos, aponta a fase de campeão como objetivo de um grupo unido. Em conversa com O JOGO, o internacional português, afirmou que a mudança para Viseu, depois de representar o FC Porto, foi o melhor que fez, agradecendo ao grupo pelo contributo na sua evolução.
Corpo do artigo
O Académico Viseu mostra credenciais na Série A da Liga Revelação, onde segue firme no topo da tabela com 15 pontos conquistados, resultado de quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota. A equipa beirã, que iniciou a época sob o comando de Sérgio Fonseca, agora na equipa principal, tem sido uma das boas surpresas da competição e o espírito de grupo é, segundo Daniel Carrasco, um dos segredos. O lateral de 19 anos, em destaque neste arranque de temporada, não tem dúvidas sobre o que diferencia o conjunto viseense. "Se não fosse o grupo que temos neste momento, não estaríamos na posição em que estamos. A qualidade individual existe sempre, mas só se destaca graças ao coletivo. Temos um grupo muito forte, e isso faz com que a qualidade individual sobressaia de forma natural", sublinha o jogador em declarações a O JOGO.
Com ambição e foco bem definidos, o Académico Viseu aponta agora à próxima meta. "Pensamos muito no dia a dia, mas o nosso principal objetivo é chegar à fase de apuramento de campeão e fazer parte da história do Académico. Esse é o grande objetivo. Estamos bem posicionados, mas ainda há muito caminho a percorrer", realça Carrasco.
Chegado à cidade beirã na temporada passada, o lateral revela os bastidores da sua transferência, depois de terminar contrato com o FC Porto. "Tornei-me num jogador livre e recebi várias propostas. O Académico teve a iniciativa de me apresentar o seu projeto e, após conversas com a minha família e com o meu agente, essa acabou por ser a proposta mais vantajosa e aquela que mais me chamou a atenção. Representou um passo importante na minha carreira", admite.
O lateral tem vindo a afirmar-se como um dos jovens com maior crescimento no plantel, fruto de uma mentalidade em evolução e de um trabalho constante dentro e fora de campo. "Os minutos em campo ajudaram-me a crescer. No ano passado joguei numa posição diferente, o que me deu mais segurança e calma na tomada de decisões. A minha evolução deve-se muito ao grupo e aos colegas que me fazem melhorar todos os dias", expõe Carrasco, descrevendo-se como um jogador intenso e comprometido. "Sou um atleta que dá muita energia ao jogo, que gosta de vencer duelos, rápido nos ataques ao espaço e que oferece profundidade. Gosto de ter bola, de trabalhar e de ajudar o grupo. Em termos de atitude, considero-me alguém com grande motivação e resiliência", conclui o sub-23 dos academistas.
Plano diferenciado e atrativo
Quando questionado sobre o que torna o projeto do Académico Viseu especial, Carrasco destaca a ambição e a mentalidade de crescimento preconizadas pelo clube. "O que diferencia é a vontade de alcançar grandes objetivos e o facto de todos procurarem evoluir dia a dia. No ano passado, no nacional de juniores, tínhamos como meta os quatro primeiros lugares e terminámos em quarto, ganhando pelo menos uma vez a todas as equipas. Trabalhamos sempre com o intuito de ir o mais longe possível, conscientes das nossas capacidades e focados nos objetivos que traçamos", garante o lateral.
