De regresso às competições europeias na próxima época, o treinador do V. Guimarães faz um balanço da temporada e diz que em Portugal não há muitos clubes a fazerem tanto com tão pouco investimento
Corpo do artigo
Ainda com a possibilidade de chegar ao quarto lugar, depois da derrota do Braga com o Marítimo, os empates do Rio Ave e do Belenenses deram ao V. Guimarães o passaporte para participar na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, o que foi aproveitado por Rui Vitória para fazer uma espécie de balanço da época. "Seja qual for o desfecho do campeonato, com o Vitória em quarto, quinto ou sexto lugar, o nosso desempenho é fantástico. Ao longo de três anos mudámos o paradigma do futebol profissional, valorizámos jogadores, lançámos cerca de 30 na equipa principal, conquistámos uma Taça de Portugal, tivemos dois acessos às competições europeias e tivemos retorno financeiro com a venda de cerca de dez jogadores. E também conseguimos reduzir consideravelmente o orçamento, libertando jogadores com mais peso financeiro. Por tudo isto, todas as pessoas que trabalham no projeto merecem reconhecimento. Não vejo muitas equipas a fazerem isto; o Vitória é um clube exemplar", disse este domingo Rui Vitória, na véspera do jogo com o Nacional, esta segunda-feira à noite.
Na próxima época, o treinador não acredita que o cenário seja muito diferente em termos de construção do plantel. "Há uma constante rotação de jogadores; temos vivido assim e prevejo que não haja a continuidade de grande parte dos jogadores. Pelo valor dos jogadores e pela juventude, é natural que haja mais saídas. Mas o trabalho que tem sido feito na formação e na equipa B dá-nos garantias de trazer jogadores para a equipa principal. Nesta altura, o processo de subida de jogadores é mais natural", explicou ainda Rui Vitória, que se prepara para continuar à frente do projeto. "Tenho mais dois anos de contrato, ponto final", frisou, se bem que, a imprevisibilidade do mercado, o aconselhe a não tomar nada como garantido. "Nunca sabemos o futuro...".
Sobre o jogo com o Nacional, Rui Vitória espera uma deslocação "difícil", perante um adversário "com aspirações europeias", e avisa os jogadores para se alhearem da visita do Benfica no próximo fim de semana. "Quem pensar no Benfica antes do Nacional está no caminho errado. Depois falaremos desse jogo, sendo certo que o Vitória já ganhou a equipas mais poderosas e em situações em que ninguém dava nada por nós".