
Grujic enaltece as oportunidades que o técnico dos azuis e brancos dá a todos os jogadores do plantel
Pedro Correia/Global Imagens
ENTREVISTA, PARTE III - Grujic aponta Sérgio Conceição como "um dos melhores treinadores" que teve e classifica-o como "uma lenda do FC Porto", que só aceita a dedicação total.
Pela exigência e pelas oportunidades que dá, Sérgio Conceição só merece palavras de apreço de Grujic, que coloca "o míster" no patamar de lenda. Pressão diária faz com que as diferenças entre o FC Porto e o Liverpool, onde jogou, sejam poucas.
Já de olho na Liga dos Campeões, o médio frisa que os dragões têm "boas hipóteses" de superar o Inter. "É uma grande oportunidade para mostrar que o nosso lugar é entre os melhores", vinca.
Cumpre a terceira época no FC Porto. Como é trabalhar com Sérgio Conceição e de que forma é que ele o ajudou a crescer?
-É dos melhores treinadores que tive. O míster Conceição trabalha como se cada dia fosse o último, é viciado no que faz, tem uma mentalidade incrível. Dá a todos os jogadores a oportunidade de melhorarem a cada dia que passa, tanto aos mais jovens como aos mais experientes. Sentimo-nos felizes por trabalhar com alguém como ele, que exige sempre esforço máximo da parte de todos. Não há jogo, seja na Champions ou na Taça, em que aceite 80 por cento. Quer sempre o máximo e isso faz com que todos nós possamos dizer que crescemos com ele. Além disso, já deu muitos troféus ao clube. É uma lenda do FC Porto.
Quais as principais diferenças de jogar no Liverpool, com Klopp, e no FC Porto, com Conceição?
-Não é uma pergunta fácil... Os dois clubes estão sempre sob pressão, porque são históricos, gigantes e entram em todos os jogos para ganhar. Aliás, não só para ganhar, também para jogarem bem. Temos de estar preparados para estar bem em cada jogo, mas, depois de um ou dois meses, habituamo-nos ao ritmo e à exigência. Mas é incrível jogar no Liverpool e no FC Porto, há sempre Liga dos Campeões, a nível interno as outras equipas querem sempre dar mais contra nós... Para os adversários é sempre incrível poderem jogar no Dragão. Falei mais em semelhanças, porque, para dizer a verdade, não noto muitas diferenças.
Champions: Grujic diz que é possível bater o Inter, clube onde jogou o treinador portista
Por falar em Liga dos Campeões, o FC Porto vai defrontar o Inter nos oitavos de final. Quais são as vossas expectativas?
-O Inter é um clube histórico, tem um plantel de enorme qualidade. Mas tenho a certeza que também respeitam muito o FC Porto, sabem que será difícil para eles. Nós respeitamos os nossos adversários, mas sabemos que temos boas hipóteses de chegar aos quartos de final e vamos jogar ao nosso melhor nível, porque temos qualidade. Não vai ser fácil para ninguém, mas é uma grande oportunidade para mostrarmos que o lugar do FC Porto é entre as melhores equipas da Europa. No passado já conseguimos surpreender e acreditamos que voltará a acontecer.
Sente que aquilo que o FC Porto alcança na Europa nem sempre é devidamente valorizado?
-O FC Porto é o clube português com mais sucesso na Champions. Sem querer ofender as outras equipas, temos chegado sempre à fase a eliminar. Só no ano passado é que não, mas fomos em frente na Liga Europa. Na Europa temos jogado muito bem contra equipas muito fortes. Mas, atualmente, temos este travo amargo por causa do campeonato. Não estamos no lugar desejado, mas vamos dar tudo no próximo jogo com o Arouca, não só para ganhar, mas também para mostrar que estamos prontos para lutar até à última gota.
15551042
15550947

