
.
LUSA
Problemas físicos têm levado a arranques de época difíceis a Grujic, que só pensa em "estar bem".
Pelo segundo ano consecutivo, uma lesão obrigou Grujic a travar no início da temporada, algo que leva o próprio a falar em "algum azar". Porém, debelados os problemas físicos, o médio está feliz e só pensa em evitar nova paragem, especialmente numa fase em que até tem surgido mais vezes no onze inicial. Planos futuros só envolvem, até ver, "ganhar mais troféus" de azul e branco.
Marko convenceu Sérgio Conceição em 2020/21 e não escondeu a vontade de continuar no FC Porto. A partir daí, a história conta-se com quatro troféus à mistura e o plano é somar mais. Há um bem difícil...
Após uma primeira época de empréstimo no FC Porto (2020/21), nunca escondeu a vontade de voltar, algo que se concretizou. O que levou a que assim fosse?
-Uma das razões foi o míster Sérgio Conceição, que, após a minha primeira época cá, disse-me que tinha ficado satisfeito com as minhas qualidades e exibições. Impressionar alguém tão exigente como o nosso treinador foi, desde logo, um bom sinal.
Depois de conquistar a Liga e a Taça de Portugal em 2021/22, o que fica a faltar no seu palmarés?
-Há a Liga dos Campeões, mas sabemos que não é fácil vencê-la [risos]. O primeiro objetivo do FC Porto é sempre o campeonato, mas também queremos juntar-lhe a Taça de Portugal, novamente, e a Taça da Liga. Na época passada tivemos alguns jogos que correram mal na Taça da Liga, mas agora já estamos na final four. Um dos nossos maiores adversários ficou de fora [Benfica] e temos condições para ganhá-la. Segue-se o Académico de Viseu e depois a final, que queremos ganhar. Depois, como já disse, vamos lutar até ao limite das nossas forças pelo campeonato. Isso passa por ganhar todos os jogos, porque de certeza que os rivais vão perder pontos. Será interessante ver o que acontece.
Parece ter uma tendência para subir de rendimento na segunda metade da época. Como explica esta alteração?
-Tenho tido algum azar com as lesões na fase inicial das épocas. Comecei esta temporada entre os titulares, mas depois tive alguns problemas e não é fácil voltar à forma de antes... O que mais desejo é manter-me bem. Vou numa série de três jogos completos consecutivos e estou feliz por estar a ter tempo de jogo. Rezo para não voltar a lesionar-me, porque, se a equipa precisa de mim, quero estar no meu melhor.
15548471
Tem contrato até 2026. Conta ficar no FC Porto pelo menos até lá?
-Estou totalmente concentrado no FC Porto e o que quero é evitar ter mais lesões e ficar de fora da competição. Espero ter muito sucesso nesta equipa, como aconteceu na época transata, e ganhar mais troféus.
Janeiro é segundo tiro de partida
Os números não mentem: nas duas primeiras épocas que passou ao serviço do FC Porto, a utilização de Grujic disparou a partir de janeiro, algo que o próprio reconhece nesta entrevista (ver peça acima). O JOGO fez as contas e, em 2020/21, o sérvio totalizou 1580 minutos de dragão ao peito, 1150 dos quais após a viragem do ano. O cenário repetiu-se na temporada seguinte, ao contabilizar 1066" dos 1666' somados em 2021/22 na segunda metade da campanha. E a tendência parece manter-se: Marko vai em 360" seguidos neste final de ano...
15550622

