O meu 25 de Abril | "Responde-me ele: 'Não me chame Governador que está a acontecer uma Revolução'"
50 anos do 25 de Abril >> Sousa Cintra, antigo presidente do Sporting, recorda o dia da Revolução dos Cravos e analisa o que mudou no futebol em Portugal ao cabo de 50 anos de democracia
Corpo do artigo
Onde estava no 25 de Abril?
Na noite de 24 de abril fui jantar ao Casino do Estoril com um amigo que era o Governador Civil de Faro e quando me deitei, já tarde, ainda não tinha dado conta do que se estava a passar. Mas de manhã, esse mesmo amigo liga-me e eu digo-lhe: “Então sr. Governador o que passa?” e responde-me ele: “Não me chame Governador que está a acontecer uma Revolução.” Um pouco mais tarde, fui até à Baixa e almocei no Hotel Mundial e dali tinha vista para o Quartel do Carmo. Percebi o que estava a suceder, com toda a gente na rua e também fui até ao Quartel do Carmo, quis ir ver com os meus olhos.
"Um pouco mais tarde, fui até à Baixa e almocei no Hotel Mundial e dali tinha vista para o Quartel do Carmo. Percebi o que estava a suceder, com toda a gente na rua e também fui até ao Quartel do Carmo, quis ir ver com os meus olhos"
Foi uma alegria grande ver aquilo, a felicidade das pessoas. A maioria, em especial os mais jovens, ansiavam por uma mudança de regime e liberdade que não existia. Foi muito bom para Portugal e temos todos de estar agradecidos aos capitães de Abril, porque foram eles que fizeram a Revolução. E as coisas mudaram para melhor, havia muita coisa que não estava bem no nosso país e que não fazia qualquer sentido. Só para dar um exemplo, Angola pertencia a Portugal mas não se podia viajar para lá sem uma carta de chamada...
Como analisa a evolução do futebol de então para cá?
Pela minha experiência a maior mudança aconteceu sobretudo nos últimos anos. Houve um período muito grande em que o Sporting era muito prejudicado, mesmo quando tinha a melhor equipa e não deixavam que ganhasse nada. O FC Porto e Pinto da Costa tinham um grande poder, na federação, na Liga, nas arbitragens. Hoje há mais verdade desportiva.