Avançado brasileiro apontou 43 por cento dos golos do Marítimo.
Corpo do artigo
Rodrigo Pinho é o jogador mais influente da Liga NOS, tendo em conta a percentagem de golos da respetiva equipa.
O avançado maritimista apontou 43% dos tentos dos insulares (nove em 21) e ainda este fim de semana bisou pela terceira vez. Podemos pensar que números conseguiria se as baixas médicas não tivessem sido tão frequentes na segunda volta do campeonato, mas isso são especulações.
O melhor marcador do campeonato, Pedro Gonçalves, fez um terço dos golos do Sporting (15 em 45), o que é assinalável numa equipa que lidera o campeonato, ainda que à conta do sublinhado numa defesa férrea na vez de um ataque muito concretizador.
O último lugar do pódio é ocupado por benfiquista Seferovic - o tal jogador que transitou da época passada e sobre o qual se dizia que seria a terceira opção de Jesus. Pois bem, o suíço aproveitou bem as oportunidades e é responsável por praticamente um terço dos golos dos encanados, 32,5% para sermos mais precisos (13 em 40).
Curiosidades
64 faltas
Palhinha (Sporting) é o jogador com mais faltas cometidas, de acordo com as estatísticas oficiais da Liga NOS. O médio do Sporting fez 64 faltas, mais sete do que Tanque (P. Ferreira) e Paulinho (Boavista).
1.º nos cantos
A influência do médio portista Sérgio Oliveira nas bolas paradas fica plasmada em vários rankings: 1.º com mais cantos, 92; 1.º com mais penáltis, 7 e 5.º com mais livres (indiretos e diretos somados, 48).
3 na moldura
Há quatro jogadores com uma relação difícil com os postes/barra. Darwin (Benfica), Javi García (Boavista), Miguel Cardoso (Belenenses) e Rúben Lameiras, têm três remates negados pelo "excesso de pontaria".
2.º nas expulsões
O Boavista subiu ao 2.º lugar do ranking das equipas com mais expulsões. O vermelho de Chidozie foi a 5.ª expulsão de um axadrezado na Liga NOS, esta época. Estão agora a par do Tondela e têm menos uma do que o Farense.
4-1 a favor da trave
O penálti falhado por Tagueu (Marítimo) foi a quarta bola da competição a esbarrar na trave, por oposição a apenas uma no poste. Os penáltis falhados são agora 23 para uma taxa de conversão de 68% (50 golos em 73 tentativas).
1 golo à Maradona
Exibição de gala do médio Rochinha (V. Guimarães), frente ao Gil Vicente. Fez uma assistência e marcou um golo. E que golo! Recebeu um passe e percorreu cerca de 30 metros, com um slalom a cinco adversários, antes do remate vitorioso.