"O criador da muralha polaca no FC Porto devia receber a cidadania honorária do nosso país"

Bednarek e Kiwior
Ecos da Imprensa polaca em jeito de balanço à fase de qualificação para o Mundial'2026, passando por Jan Bednarek e Jakub Kiwior
Corpo do artigo
A Polónia segue para o play-off de apuramento para o Mundial do próximo ano e há quem faça um balanço da fase de qualificação, na qual os polacos terminaram no segundo lugar do Grupo G, a três pontos dos Países Baixos.
O portal especializado "Weszlo" deu notas de 0 a 10 aos jogadores orientados por Jan Urban, com Jan Bednarek melhor avaliado do que Jakub Kiwior. Ainda assim, o FC Porto foi passagem inevitável por esta história, com algumas tiradas curiosas.
"Jan Bednarek - 7
A transformação de Bednarek na seleção da Polónia devia ser objeto de estudo. Contrariamente às aparências, não começou com a transferência para o FC Porto, o solarengo clima português e jogar por outra equipa que não tenha só o objetivo de não perder. No primeiro estágio deste ano [março], quando Bednarek estava a despedir-se da Premier League, viram-se atuações heroicas contra Lituânia e Malta. Claro, pode haver um sorriso quando se pensa no nível destes oponentes, mas a verdade é que o renascimento de Bednarek começou ainda antes desta qualificação", pode ler-se no artigo, com mais elogios para um dos líderes da seleção:
"O central mostrou que este é o seu momento, o seu tempo. Não perdeu qualquer duelo contra os Países Baixos, só perdeu um diante da Finlândia e recuperou 17 vezes a bola, em setembro, nos jogos decisivos da qualificação. Pode ter tido os seus momentos de fraqueza, mas o ex-jogador do Lech Pozan tem sido um dos melhores jogadores da seleção recentemente"
Um pouco diferente foi a análise a Kiwior, que mereceu apenas nota 4. O ex-Arsenal não teve um jogo feliz na segunda-feira, contra Malta, marcado por um penálti que cometeu e cuja deteção do VAR fez reverter um golo da Polónia, que ainda assim venceu por 3-2.
No entanto, uma coisa é clara para o "Weszlo": "Quem criou a muralha polaca no FC Porto devia receber a cidadania honorária do nosso país e a Ordem do Sorriso". A distinção é atribuída na Polónia por crianças a adultos que lhes dão motivos para sorrir.
Não obstante, o desempenho de Kiwior foi visto com altos e baixos.
"O desastre contra Malta lembrou-nos os demónios que afetaram Kiwior no início da qualificação. Não esteve bem contra Finlândia e Lituânia, cometendo erros, mas esteve realmente bem 'a meio' do percurso. Desde setembro até ao último jogo, praticamente não perdeu duelos, não cometeu erros e teve um desempenho brilhante".
Enquanto no FC Porto Kiwior tem atuado como central, ao lado de Bednarek num linha de quatro - salvo desvios pontuais num ou noutro jogo - na Polónia, Kuba andou entre lateral-esquerdo e central por esse lado, numa linha de três.

