
Franclim Carvalho, treinador do Belenenses
Miguel A. Lopes/Lusa
Declarações de Franclim Carvalho, treinador do Belenenses, na antevisão a um jogo que marca o reencontro com Petit.
O treinador Franclim Carvalho admitiu que o reencontro com Petit, com quem trabalhou no Belenenses e agora orienta o Boavista, adversário na 26.ª jornada da I Liga de futebol, será "um jogo especial".
O ex-futebolista e internacional português iniciou a presente temporada ao serviço dos azuis, no qual se encontrava desde metade da temporada 2019/20, mas abandonou ao fim de oito jornadas, sendo substituído por Filipe Cândido, que, entretanto, deu lugar a Franclim Carvalho, adjunto de Petit durante a primeira época e meia no clube lisboeta.
"[Desde a saída de Petit] Mudou o sistema e algumas nuances, mudaram os jogadores, mudou muita coisa. As pessoas e o pensamento são diferentes. Não é um reencontro entre Franclim e Petit, mas acredito que seja um jogo especial para ambos", afirmou o técnico, de 34 anos, em conferência de imprensa de antevisão à receção ao Boavista.
Se os dois treinadores se conhecem mutuamente, Petit tem a vantagem de conhecer todo o plantel do Belenenses, à exceção do avançado senegalês Baraye, recrutado em janeiro, mas Franclim Carvalho remeteu as vantagens ou desvantagens para o fim.
"Não sei quem tira vantagem, no final do jogo vamos ver. O Petit conhece muito bem o clube e os jogadores e conhece muito a minha forma de pensar, tal como eu conheço a forma de pensar do míster Petit. É um treinador muito experiente e conhecedor, que pode apresentar uma ou outra nuance diferente do que normalmente faz", advertiu.
O conjunto portuense conquistou o primeiro triunfo fora na presente edição da I Liga na última deslocação, ao reduto do Estoril (3-2), algo que apenas o Belenenses ainda não conseguiu, com Franclim Carvalho a elogiar as qualidades do Boavista.
"Tem muita qualidade individual, jogadores muito fortes fisicamente e que pode ter alternâncias táticas com os mesmos jogadores. Com essa qualidade individual, tem tido poucas derrotas desde que o "mister" Petit chegou. Estamos preparados para um jogo de grau de dificuldade elevadíssimo", sublinhou o treinador, natural de Coimbra.
Pela primeira vez desde que assumiu o comando técnico da equipa, Franclim Carvalho tem todos os jogadores atacantes disponíveis, após o regresso de Rafael Camacho, enquanto Nilton Varela e Cafú Phete continuam lesionados e Sithole está castigado. "O Camacho é um jogador diferenciado, internacional, que tem muita qualidade com bola e capacidade de aceleração acima da média. Com bola, faz a diferença", elogiou.
O Belenenses SAD, 18.º e último classificado na I Liga portuguesa de futebol, com 16 pontos, recebe no sábado o Boavista, 13.º, com 26, a partir das 20:30, em jogo da 26.ª jornada, que contará com a arbitragem de Nuno Almeida, da associação do Algarve.
14671409
