
Artur Jorge, treinador do Braga, quer atingir o pódio
Hugo Delgado/Lusa
Artur Jorge, o treinador do Braga, deu conta de uma equipa "disponível" para atacar o terceiro lugar e espera que esta volte a bater o Belenenses, depois das vitórias sobre o Aves e o Paços de Ferreira.
Análise ao Belenenses: "Prefiro analisar a minha equipa do que o adversário. O que nos pode ajudar é mantermos a atitude e a competitividade Só assim teremos o resultado do nosso lado".
Uma vitória garante o quarto lugar e colagem ao Sporting no terceiro: "Só estou a torcer por ganhar ao Belenenses. Naturalmente esta é uma jornada muito importante. Sabíamos que uma vitória em Paços de Ferreira nos permitiria depender de nós próprios, isto se o Sporting perder. Sabemos o que vai estar em jogo noutros campos, mas temos de cumprir o nosso objetivo que é ganhar o jogo com o Belenenses. A partir daí atacaremos as últimas jornadas".
Nove golos marcados e um sofrido nas últimas duas jornadas: "Isso deixa-me satisfeito. É uma performance bastante confortável. Tenho notado disponibilidade dos jogadores em relação ao que nós pedimos, do ponto de vista físico e mental. São números e já disse aos jogadores que o mais importante são os três pontos para nos colarmos ao terceiro classificado, de modo a continuarmos a depender de nós próprios. Se fizermos o nosso, que é ganhar ao Belenenses, poderemos pensar desta forma".
Braga era um gigante adormecido? "O Braga tem vindo a ser gigante, com um trabalho em crescendo. Pode ter havido uma fase menos boa, mas tem tido um crescimento enorme, assumindo-se há muito entre os quatro primeiros lugares. Temos um plantel excelente, recheado de enorme potencial, e os jogadores têm dado uma resposta muito positiva. Cabe-me procurar as estratégias para a equipa ter rendimento desejado. As coisas têm ido de uma forma natural de encontro a isso. A maioria deste plantel está cá desde o começo da época e foi construído para trabalhar por esses objetivos".
O dedo de Artur Jorge na equipa: "Tem alguma atitude, é essa a matriz. Além do que trabalhamos em termos estratégicos, tenho transmitido confiança aos jogadores para que a motivação possa estar no limite. Sabíamos que teríamos de ser muito agressivos em termos de compromisso e atitude nas últimas cinco jornadas. E isso tem a ver com aquilo que eu quero da equipa".
Frequenta o curso de treinador de IV nível: "Só agora porquê? Já fui rejeitado deste curso noutras alturas em que me candidatei. Não gostaria por isso de falar muito desse tema. Estou a procurar estar por dentro e frequentar o que é possível, sabendo que os horários podem ser incompatíveis porque a época ainda não acabou, mesmo sendo aulas online".
Paulinho e a seleção nacional: "O Paulinho é um ponta de lança de excelência. Julgo que merecerá ser chamado, apesar de a seleção ter excelentes jogadores para essa posição específica. Era um prémio bastante justo para o que está a fazer. Está focado nos compromissos da equipa, vai continuar a fazer golos e tem a possibilidade de ser o melhor marcador da equipa na liga, abrindo assim uma porta. Eu sei que ele tem essa ambição, independentemente de a equipa estar a bater-se pelo terceiro lugar".
12420648
