Sábado decorrerá a inauguração da Casa do Benfica na cidade da Praia, na presença de Luís Filipe Vieira e do primeiro-ministro de Cabo Verde
Corpo do artigo
Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, recebeu a Medalha de Mérito Desportivo do Governo de Cabo Verde, como "reconhecimento" pela sua "história" e "dimensão amplamente plural dentro e fora das fronteiras da CPLP". A condecoração foi entregue pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, que antes recebeu em visita de cortesia a delegação do Benfica, liderada por Luís Filipe Vieira, bem como os vice-presidentes Domingos Almeida Lima e Alcino António, e o antigo capitão da equipa principal de futebol Luisão, entre outros elementos.
"Senti-me mais uma vez honrado e até emocionado com a forma como fomos recbidos na cidade da Praia. Nunca deixa de me impressionar forma como o povo de Cabo Verde vive a paixão pelo Benfica", disse Luís Filipe Vieira, antes de voltar a falar da dimensão, que considera global, do Benfica: "O Benfica vai muito para além das fronteiras de Portugal, é um clube global. Apesar da distância geográfica que nos separa, há história e sentimento que nos aproximam. São sempre impressionantes as imagens dos países lusófonos quando o Benfica conquista o campenato", concluiu.
"É um reconhecimento de algo que os caboverdianos sentem e vivem aqui em Cabo Verde e na nossa diáspora. Mais tráfego do que o site do Benfica só o Youtube e Google"
Por seu turno, Ulisses Correia e Silva, o primeiro-ministro de Cabo Verde, explicou a decisão de atribuir a Medalha de Mérito Desportivo do Governo de Cabo Verde ao Benfica: "É um reconhecimento de algo que os caboverdianos sentem e vivem aqui em Cabo Verde e na nossa diáspora. Mais tráfego do que o site do Benfica só o Youtube e Google", afirmou. "Temos de reconhecer quie, mais do que as cores dos nossos clubes, o Benfica é o maior embaixador de Portugal. O senhor embaixador [de Portugal] não me leve a mal", disse ainda.
Ulisses Correia e Silva acrescentou ainda que é de interesse de Cabo Verde cimentar o relacionamento com o Benfica "pelo que representa, mas também de ganhos em termos de atividade desportiva"
O ponto alto da visita de Vieira a Cabo Verde será no sábado, com a inauguração da Casa do Benfica na cidade da Praia, na presença de Luís Filipe Vieira e do primeiro-ministro cabo-verdiano.