Depois da pré-época com a equipa A, Luizão ficou no plantel do FC Porto B, onde mostra a sua polivalência... mesmo à baliza.
Corpo do artigo
O marcador já indicava 1-1 quando Fabiano foi expulso e Luizão deixou o meio-campo para guardar a baliza do FC Porto B. O médio foi determinante a segurar o resultado, com a equipa reduzida a nove atletas, ao voar para impedir que a bola entrasse pelo ângulo esquerdo da baliza, na sequência de um livre.
Amigo de Militão, com quem fez a formação no São Paulo, Luizão assumiu a baliza do FC Porto B aos 83"
"Ele ficou muito feliz por ter feito aquilo e ter colaborado com a equipa. Falei com ele e disse-me: "Onde precisarem de mim, eu vou." Isso é muito importante", conta a O JOGO Nilson Moura, empresário do atleta brasileiro de 20 anos, chegado em 2017 à Invicta. Luizão brilhou na baliza e isso foi algo inesperado para todos. "Oficialmente nunca jogou à baliza. Teve um jogo amigável em que foi preciso ele ir para a baliza e ele foi. Mas foi muito pouco, não durou nem cinco minutos. Não tem preparação alguma; é instinto dele", assume o agente.
"Foi fantástico, bom demais. Esse ano, ele não começou bem, mas está a progredir na forma. Fez a pré-temporada na equipa A e esperávamos que ficasse lá. Como não aconteceu, ele ficou abalado. Mas conversámos com ele, mostrámos que o FC Porto contava com ele na equipa A e que queria que ele melhorasse", contextualiza Nilson Moura.
KUVSygQkctU
Importante para o crescimento do atleta nos azuis e brancos é o apoio de um outro brasileiro, titular na equipa A e com quem Luizão partilhou a formação no São Paulo. "O Militão é um estímulo. É muito amigo do Luizão, fala muito com ele e mostra-lhe que está no caminho certo. A amizade dos dois é boa, ajudam-se um ao outro, é um apoio", revela o responsável pela agência Art Sports Management.
Curiosamente, o amigo de longa data tem mostrado polivalência no onze titular de Sérgio Conceição, característica que Nilson também atribuiu ao médio da equipa B.
"O Luizão é um jogador brilhante, guerreiro, onde o treinador o colocar ele vai jogar. Faz bem qualquer posição do meio-campo, faz bem a lateral direita, joga a extremo-esquerdo ou direito. Jogou assim no São Paulo", enalteceu. A estas posições acrescenta-se agora a de guarda-redes, como provou no empate frente à Oliveirense...