Ala leonino ainda não digeriu a ausência nos convocados de Roberto Martínez para o duplo compromisso de Portugal rumo ao Euro’2024. Desde que chegou ao Sporting, em 2020/21, tem tido um rendimento equilibrado. São 145 jogos, 27 golos e 27 assistências. Ausências de Nuno Mendes e de Raphael Guerreiro deram esperança.
Corpo do artigo
A expectativa de surgir na última convocatória do selecionador era grande face aos números e exibições realizados esta temporada, mas Nuno Santos, uma vez mais, ficou de for a dos eleitos, mesmo depois de ser conhecida a lesão de Raphael Guerreiro (Nuno Mendes, do Paris Saint-Germain, já se sabe, é lesionado de longa duração).
Segundo O JOGO apurou, momentos depois de ter tido conhecimento da convocatória de Martínez para o duplo compromisso da Seleção Nacional, com vista ao apuramento para o Euro’2024, o ala do Sporting não escondeu a sua frustração por não ter sido um dos escolhidos - por ver goradas as suas expectativas de representar pela primeira vez a Seleção Nacional -, e voltar a não merecer a confiança de Roberto Martínez, selecionador nacional.
A presença na equipa das Quinas seria mais um fator de motivação para o canhoto, que não escondeu a desilusão junto de pessoas do seu círculo mais próximo e aos mesmos garantiu que não irá alterar o seu comportamento, lutando da mesma forma em todos os jogos.
O camisola 11 tem 14 internacionalizações pelas seleções mais jovens (sub-16, sub-17 e sub-18) e um golo.
Equilíbrio total desde que chegou ao Sporting
Titular indiscutível no onze de Rúben Amorim, Nuno Santos soma nove partidas e duas assistências esta temporada. Ou seja, esteve em quase todos os jogos disputados pelo Sporting (10).
Desde que chegou a Alvalade, na época 2020/21, tem-se revelado um jogador consistente e nem mesmo o estilo mais irreverente que apresenta muitas vezes em campo altera a boa relação que tem com os adeptos leoninos.
Na primeira época de leão ao peito, Nuno Santos esteve em 37 jogos, marcou oito golos e fez dez assistências. Na seguinte, atingiu o seu máximo: 50 jogos, 10 golos e sete assistências. O equilíbrio manteve-se em 2022/23: 49 partidas, nove golos e oito assistências. Juntando os números da atual temporada, o ala soma 145 partidas, 27 golos e 27 assistências.
De resto, o rendimento de Nuno Santos despertou o interesse de vários clubes estrangeiros e o ala, que renovou recentemente pelo Sporting e está vinculado até 2027, poderá dar o salto para um campeonato mais competitivo. Wolverhampton, Nottingham Forest, Eintracht, Torino e Nice são alguns dos clubes que manifestaram interesse em contratar o jogador.
Nomeado para o prémio Puskás
O golo de letra de Nuno Santos ao Boavista (3-0), na 24.ª jornada da última época, está nomeado para o prémio Puskás. Esse lance do camisola 11 do Sporting faz parte de uma lista de onze golos de jogadores direrentes, de onde sairão três finalistas, que irão estar na Gala The Best, cerimónia ainda sem a data agendada. Na altura, a FIFA escreveu que “o extremo português do Sporting produziu uma rabona audaciosa de pé esquerdo, que deixou a defesa e o guarda-redes surpreendidos, para acariciar o interior do poste a caminho da baliza”.