Nuno Mendes: "Ia ser complicado jogar, mas que possamos ir à final da Champions com o Sporting"

Nuno Mendes
AFP
Declarações de Nuno Mendes, lateral-esquerdo do PSG, na conferência de Imprensa de antevisão ao jogo com o Sporting, da sétima jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, agendado para as 20h00 de terça-feira, em Alvalade
De volta ao Sporting. Isso é bom ou sente pressão? "Não, é bom voltar a casa, é um jogo especial para mim, por isso vou querer fazer o melhor, a pressão e normal, é jogo de Liga dos Campeões, é a vida, é o futebol, temos de estar ao melhor nível para poder ganhar."
Está melhor fisicamente, mudou algo na preparação? "Penso que é um pouco do meu trabalho, da equipa técnica, gerimos bem o repouso, faço o melhor para estar ao máximo. Sinto-me a 100 por cento, é isso. Precisp de repousar, temos muitos jogos, podemos estar bem, porque o treinador faz uma boa gestão dos jogadores. Estou bem para o jogo de amanhã."
Pode contar um pouco sobre como é este regresso? "É importante, mas jogar com o Sporting é um pouco mais pessoal. Vou concentrar-me no jogo, é o mais importante para mim neste momento."
PSG tem história com os portugueses: Pauleta, Artur Jorge, Luís Campos... Como explica a ligação? "Temos uma boa conexão pelo futebol, temos bons jogadores, treinadores e diretores desportivos também, podem ver. É o futebol. Luís Campos conhece bem o futebol português, é o seu trabalho."
Como sente a equipa? Está em plena forma? E a equipa também? "A época passada foi uma grande época, uma época complicada de igualar. Temos de estar ao nosso melhor nível, sentimo-nos bem, o ano passado foi excecional, este ano temos de tentar fazer o mesmo. Sabemos que é complicado, as equipas querem ganhar-nos, fazem coisas diferentes para nos bater e nós temos de fazer o melhor para que isso não aconteça."
Compreende o panenka de Brahim Díaz na final da CAN? "Essa questão é para o Brahim Díaz, estou concentrado no PSG. Se tiver oportunidade de fazer, veremos no momento. Estou concentrado no jogo do PSG com o Sporting, é o mais importante."
Como olha para o Sporting? "Penso que têm feito uma boa época, é uma equipa com muita qualidade, jogadores de bom nível, internacionais, de todos os países. Sei que vai ser um jogo complicado, como todos de Liga dos Campeões. Amanhã sabemos que o Sporting vai entrar para ganhar o jogo e nós também."
Foi formado no Sporting, quais eram as aspirações e o modelo de inspiração? "Já disse, inspirei-me no Marcelo, era o jogador que apreciava bastante."
Saiu do Sporting como campeão nacional, o clube já não era campeão há muito tempo. Agora de fora, conhecendo como conhece, fica surpreendido como o Sporting tem sido dominante? "Não estou surpreendido, sei que o Sporting tem capacidade para lutar por títulos em Portugal, o treinador com muita qualidade também. Passaram uma fase muito difícil, mas o Sporting está a voltar, a lutar pelos títulos todos em Portugal, tanto no campeonato como nas outras três competições."
Que dose de favoritismo aponta ao PSG? "Isso não importa muito, podemos ser favoritos e perder amanhã o jogo. Temos de encarar o jogo com máximo profissionalismo, como se fosse outro jogo de Liga dos Campeões, máximo respeito, alta intensidade, como metemos em todos os jogos. Amanhã não vai fugir à regra."
Como espera o dia, que seja reconhecido e lhe batam palmas? "Espero que seja um grande dia, como é óbvio fico contente se me aplaudirem, venho para representar o PSG, não o Sporitng, mas o Sporting está presente em mim. Amanhã vai ser um jogo diferente para mim, mas tenho máximo respeito pelo Sporting e acho que eles também têm por mim."
Que Sporting espera, pressionante, na expectativa? Até onde espera que o Sporting possa chegar na Liga dos Campeões? "Espero que seja um Sporting que queira jogar, como tenho visto nos últimos jogos, que gosta de ter bola, que arrisca, vai disputar o jogo para poder ganhar, vai tornar o jogo mais interessante e renhido. Espero que assim seja. Espero que passe primeiro a fase de liga e que chegue até à final, que possamos jogar a final, se fosse possível. Ia ser complicado jogar, mas o Sporting tem tudo para fazer uma boa caminhada. Boa sorte."

