Nuno Gomes promete "investimento sem precedentes na formação", aposta nos PALOP e na IA
Declarações de Nuno Gomes, candidato a vice-presidente para o futebol do Benfica na lista de João Noronha Lopes
Corpo do artigo
A aposta na formação: "A formação é a joia da coroa. Não há nada mais gratificante do que ver um jovem formado no Benfica a fazer a sua estreia na Luz. Vamos fazer investimento sem precedentes na retenção e desenvolvimento de jovens formados no Benfica. Queremos que se tornem ídolos. Queremos mais João Neves. Quem não sentiu arrepio na espinha quando o viu estrear-se. E quem não ficou triste quando o viu ir embora. É nossa intenção montar estratégia para reter estes jogadores. Sabemos que por eles podem ficar mais anos na equipa. Vamos criar novos planos individuais de desenvolvimento de jogadores e treinadores. Vamos dar prioridade à academia, vamos olhar primeiro para dentro e só depois para fora. Vamos definir estratégias inteligentes de empréstimo. Nem todos vão conseguir subir dos juniores, B, sub-23 para a equipa A. Muitos não vão estar preparados para a exigência, mas muitos têm qualidade para chegar lá. O Benfica vai beneficiar com a nossa estratégia para os jogadores emprestados."
Escolas de formação e presença nos PALOP: "Vamos aumentar a rede nacional de escolas e investir mais em projetos internacionais. Havendo projetos lá fora pensados e muito no poder alargar a nossa rede de contactos, nomeadamente nos PALOP. O Benfica tem muito a lucrar se apostar nestes países e noutros emergentes que olham para o Benfica como uma das melhores academias do mundo. Um mercado de transferências inteligente, contratar menos, mas melhor. É importante conseguirmos contratar bem. É importante conseguirmos acertar o maior número de vezes. Ultimamente o Benfica, a mudança de treinadores pode explicar algo, mas tem de haver estrutura que pense a médio/longo prazo para identificar jogadores que sirvam necessidades e adequados ao modelo de jogo a implementar."
A estrutura: "Inovação e eficiência, com um chief scouting officer, já estamos preparadíssimos para o dia 26. Um scouting mais moderno, que tome decisões mais racionais e antecipatórias. O Benfica sempre foi clube de pergaminhos, de descobrir talentos e chegar primeiro do que os outros. Vamos trabalhar com gente muito competente na área de IA [Inteligência Artifical], as nossas decisões vão ser sempre suportadas com esses dados técnicos. Importantíssimo continuar a investir no futebol feminino. Vai haver maior investimento, queremos ter maior projeção europeia. Vamos ter departamento scouting especializado para o futebol feminino. E maior igualdade de direitos e deveres para o futebol feminino."