O antigo avançado dos encarnados foi o primeiro a marcar na nova Luz, que faz 14 anos esta quarta-feira
Corpo do artigo
25 de outubro de 2003. O novo Estádio da Luz era inaugurado com a pompa exigida pela ocasião, envolvendo o prato futebolístico da noite, que seria oferecido pelo duelo entre o Benfica e o Nacional de Montevideu.
Nuno Gomes, ainda na primeira parte, fez-se a uma bola na área, rodopiou e, em esforço, chutou de pé direito: a bola só parou no interior da baliza do guarda-redes da equipa uruguaia.
Em entrevista à BTV, o ex-avançado benfiquista recupera essa data e muitos outros episódios, associando-se à comemoração do 14.ª aniversário do Estádio da Luz, uma "obra notável" que "justifica todos os sacrifícios" a que a equipa de futebol se sujeitou num período em que andou com a casa às costas.
Como é que a inauguração do novo Estádio da Luz foi vivida pela equipa de futebol profissional do Benfica?
Recordo-me que estávamos em estágio, estávamos num hotel e foi vivido com alguma ansiedade para perceber como estaria o estádio na hora do encontro. E lembro-me que íamos seguindo as várias emissões televisivas e vendo que as pessoas estavam a chegar e que também estavam ansiosas pelo novo estádio. Nós, jogadores, estávamos contentes e orgulhosos por fazer parte da equipa que iria fazer o primeiro jogo no novo Estádio da Luz.
Começaram logo a perceber algumas das diferenças do antigo Estádio da Luz para o novo?
Sim, houve uma altura em que nos mudámos para cá, sem poder pisar a relva. Muitas das vezes vínhamo-nos equipar ao estádio, mas íamos treinar no Estádio Universitário ou mesmo no Estádio Nacional e depois voltávamos para tomar banho aqui no novo balneário e íamos aproveitando para espreitar a evolução das obras; íamos vendo que se estava a tornar um fantástico estádio.
Qual foi o golo mais importante?
Fiz alguns golos aqui no Estádio da Luz, mas como é óbvio o golo que eu mais recordo nem foi apontado por mim, foi apontado pelo Luisão, naquele jogo em que precisávamos de uma vitória frente ao Sporting [a 14 de maio de 2005] para podermos ser campeões. Foi a primeira vez que fui campeão pelo Benfica, tem um sabor especial. Guardo como um dos melhores momentos vividos no novo Estádio da Luz.
Ainda recentemente o treinador do Manchester United, José Mourinho, qualificou como "fantásticas" as condições oferecidas pelo Estádio da Luz...
É compreensível aquilo que José Mourinho disse, porque se formos comparar com o Manchester United, apesar de Old Trafford ser um fantástico estádio, se calhar em termos de infraestruturas está mais atrás de alguns estádios modernos como o nosso, porque se calhar ainda não sofreu nenhuma remodelação. O nosso estádio está dotado, hoje em dia, com equipamentos do melhor que existe a nível mundial e, comparando com outros estádios, está ao nível dos melhores da Europa.