Nuno Catarino: "Concorremos no campo e na compra de jogadores. Mas temos de cooperar mais"
Nuno Catarino, CFO do Benfica, partilhou, este sábado, que o clube encarnado tem 14 mil adeptos à espera de um lugar anual e pediu mais cooperação entre os clubes.
Corpo do artigo
"O futebol é uma indústria que temos que ver como entretenimento, mas como uma indústria exportadora, que dá oportunidades a jovens para progredir e ir para fora. Ou tomamos cuidado com esta indústria ou poderá haver risco de inflexão na nossa capacidade de sermos competitivos neste tipo de mercado. Não podemos não ser competitivos em coisas básicas, como custos de contexto. Em termos de IVA, há também uma questão. Quase uma questão de preconceito, olhando ao que se pratica noutros espetáculos. O Benfica tem uma lista de espera de 14 mil pessoas para ter lugar anual. É uma coisa que impressiona. Como é que arranjamos soluções para isto? Temos de arranjar soluções. A nossa economia é a 19.ª da Europa. A realidade vai levar-nos para esse lugar do ranking. O risco é real", afirmou durante o Thinking Football, pedindo mais cooperação entre os clubes.
"Concorremos no campo, na compra de jogadores, mas temos de cooperar mais noutros aspetos. Isto é uma indústria. Se compararmos no desporto americano, é quase cooperativo. Trabalha-se em conjunto, partilham-se experiências. Toda esta cooperação tem de ser feita para evitarmos este potencial declínio. Isso vai requerer trabalhar um bocadinho de tudo, da inovação dos clubes, na forma como trabalhamos no ecossistema", concluiu.