
Beni Mukendi
LUSA
Médio tem estado em grande no Minho e é o mais eficaz da I Liga nos dribles. SAD faz contas a potencial encaixe. Angolano voltou a estar em destaque, desta vez diante do Gil Vicente, e tem clubes atentos. CAN vai ser uma dor de cabeça para Luís Pinto, que fica sem um dos jogadores mais influentes.
Beni Mukendi tem estado em alta e as boas exibições não só lhe têm valido a titularidade nos vitorianos como a convocatória para a Taça das Nações Africanas (CAN) para representar a seleção angolana. O bom momento tem levado, sabe O JOGO, ao interesse de vários clubes e o Vitória de Guimarães vê no médio um ativo capaz de garantir um bom encaixe financeiro.
Olhando para os números, a preponderância do jogador angolano de rei ao peito tem sido cada vez maior - Beni soube bem aproveitar o espaço depois das saídas de Tiago Silva e Tomás Händel - e, atualmente, é o médio-defensivo da liga com maior eficácia de drible (59 por cento) e, a nível de equipa, é o jogador do Vitória com mais desarmes (14) e recuperações, de bola (56), neste último parâmetro mais sete do que as 49 do segundo melhor, Miguel Maga, que até tem mais minutos disputados. O médio é, ainda, o jogador dos conquistadores com mais dribles eficazes (16), à frente de Fabio Blanco, que contabiliza nove.
Leia também UEFA: Portugal perde lugar para Espanha e afasta-se da vaga extra na Champions
O angolano vai provocar dores de cabeça a Luís Pinto, pois em breve juntar-se-á à seleção de Angola para preparar a CAN. O camisola 16 ainda estará à disposição para o encontro com o Rio Ave, da 14.ª jornada, no sábado, mas depois será dispensado e falhará os jogos com o Aves SAD, para a Taça de Portugal, Sporting, Casa Pia e, muito provavelmente, a receção ao Nacional, no início de janeiro, isto dependendo da prestação de Angola na competição, que está inserida no Grupo B e vai medir forças com África do Sul, Zimbabué e Egito.
Beni Mukendi chegou ao Vitória há quase um ano, após três temporadas ao serviço do Casa Pia. O médio mudou-se para Portugal para representar o Trofense, antes de ser contratado pelos gansos. Pelos conquistadores, após uma meia época mais discreta, em que somou oito golos, Beni já participou em 13 desafios, além de ter marcado o primeiro golo da carreira, frente ao Aves SAD, que os vimaranenses golearam p0r 4-0.
Bilhetes para os Arcos à venda
Após o empate sem golos com o Gil Vicente, o Vitória de Guimarães já está a preparar a visita a Vila do Conde, para medir forças com o Rio Ave. Os bilhetes para o desafio já estão disponíveis e têm o custo unitário de 13 euros. A venda é exclusiva para os sócios do Vitória e estão disponíveis no Atendimento ao Associado do Estádio D. Afonso Henriques e na plataforma digital SmartFan Tickets. Cada pessoa pode, mediante a apresentação de dois cartões de sócio, adquirir dois ingressos de jogo. A equipa de Luís Pinto soma cinco jogos consecutivos sem perder, com quatro triunfos e um empate, procurando agora o regresso às vitórias.

