"No Gana só se fala no golo do Fatawu. Se tiver cabeça, será um jogador de eleição"
Campeão no Sporting em 1999/00, Ayew, ex-jogador dos leões, conta que no Gana só se fala do golo olímpico do atacante dos verde e brancos nos sub-23. Todos exigem a presença na seleção principal
Corpo do artigo
Fatawu deixou esta semana meio mundo de boca aberta com um golo olímpico - rematou ainda antes do meio-campo, um pouco à imagem da maldade que Pedro Gonçalves tinha feito ao Arsenal no Estádio Emirates na Liga Europa. A jogar pelos sub-23 do Gana contra a Argélia (1-1), Fatawu viu o guardião adversário adiantado e colocou-lhe a bola por cima, num lance que ficou ainda mais valorizado pela tentativa deste. O momento de inspiração do sportinguista valeu-lhe elogios de todo o mundo, ninguém lhe ficou indiferente, sobretudo na sua terra natal.
Ex-jogador acredita que os leões voltarão a ser campeões e que Fatawu se vai impor: "O treinador é competente e tem uma equipa forte. Para o ano, voltarão a lutar pelo título, com Fatawu no plantel."
Campeão pelo Sporting em 1999/00, o avançado ganês Kwame Ayew nem queria acreditar quando percebeu que a bola rematada por Fatawu tinha entrado na baliza. "Sinceramente, foi uma loucura. Aqui [no Gana] só se fala no golo do Fatawu, não se fala noutra coisa. Toda a gente, todos os jornais, rádios, televisões, elogiaram o golo. O golo que o Fatawu marcou não é para qualquer um.... Nunca vi ninguém marcar um golo assim no Gana. Foi incrível. Nem mesmo o meu irmão [Abedi Pelé], que tinha um nível fantástico e nasceu para fazer coisas incríveis como Messi, Maradona, Mbappé... apontou um golo assim", referiu em declarações a O JOGO, reforçando a ideia de que o sportinguista, que está a ajudar os sub-23 a ir à Taça das Nações Africanas do escalão, deveria estar nos AA. "Há uma ideia generalizada de que o Fatawu deveria jogar apenas pela seleção principal. Tem um grande talento. Tem muito a aprender, mas poderia ter dado esse salto em definitivo."
Clássico: único jogo a titular com Amorim foi contra o FC Porto. Grande surpresa
Ayew recorda com emoção os tempos passados em Alvalade e diz que Fatawu, presente no último Mundial, está no sítio certo. "Sei bem como o Sporting trabalha os mais jovens. Vai ter um desenvolvimento fantástico, não há nenhum clube que consiga desenvolver tão bem os jovens como o Sporting. É só ter cabeça e irá tornar-se num jogador de eleição. Atingirá altos patamares", sublinhou sobre o canhoto que tem sido mais vezes ala com Amorim. Nos bês joga a extremo.
Fechado: defrontou o Arsenal, na Liga Europa, e já não pode voltar à Youth League
Ayew acredita no Sporting e garante que Fatawu será campeão: "Não tenho muitas dúvidas. O treinador é competente e tem uma equipa forte. Este ano ainda têm a Liga Europa. Para o ano, voltarão a lutar pelo título, com Fatawu no plantel". A finalizar, falou sobre as características do atacante: "Destaco a capacidade de remate e de não ter medo de ir para cima dos adversários. Quando tem uma porta aberta não tem medo de rematar e isso faz muita diferença."
16073993
16072385
Pé esquerdo bem calibrado
Fatawu recebeu um passe de um companheiro ainda antes do meio-campo, olhou para a baliza, viu o guarda-redes adiantado e, com o pé esquerdo, rematou. Um golaço que valeu o empate frente aos sub-23 da Argélia, na primeira mão de acesso à Taça das Nações Africanas da categoria.