Em exclusivo a O JOGO, Nico González antecipa os desafios e objetivos para a nova temporada e aborda a sucessão no banco técnico
Corpo do artigo
À boleia da apresentação dos novos equipamentos do FC Porto para 2024/25, O JOGO conversou em exclusivo com Nico González, uma das caras novas da equipa na época passada, em que começou “tímido” e a ter de “dar à perna” para terminar como um dos indiscutíveis no puzzle de Conceição. Conquistada a Taça de Portugal, o treinador recordista de jogos e de títulos saiu, entrando Vítor Bruno, uma aposta de Villas-Boas que o espanhol aplaude.
Médio está convencido que Vítor Bruno vai provar que é um “enorme treinador” e ajudar ao crescimento dos jogadores e da equipa. Conquistar a Supertaça seria a forma ideal de passear o novo equipamento.
A Supertaça é apenas o primeiro dos objetivos assumidos por Nico para a próxima campanha, consciente que está que o terceiro lugar aumentou a “fome” de uma equipa que vai, prometeu, encarar todos os jogos como se fosse finais. Só assim será possível evitar os erros do passado. Sem Liga dos Campeões, o espanhol não esconde o sonho de ir muito longe na Liga Europa. “Oxalá a possamos ganhar”.
Nico González foi um dos “modelos” usados na produção fotográfica do novo equipamento do FC Porto, que espera ser estreado com uma vitória na Supertaça, frente ao Sporting
Começando pelo equipamento, que lhe parece a nova pele do Dragão? É o equipamento ideal para ganhar títulos?
-A nova camisola parece-me muito bonita, ainda por cima vai ser estreada a nível oficial numa final (Supertaça com o Sporting a 3 de agosto) e podemos conquistar o primeiro título da temporada, o que tornaria ainda mais especial.
“Termos ficado em terceiro a bastantes pontos do Sporting faz com que tenhamos mais fome para a nova temporada”
“O mais importante é ter vontade de competir e de vencer”
A equipa foi algo irregular em 2023/24. Sente que têm algo a provar?
-Há sempre coisas para provar, em cada jogo. Obviamente, o facto de não termos ganho o campeonato, de termos ficado em terceiro a bastantes pontos do Sporting faz com que tenhamos mais fome para a nova temporada. E mesmo que tivéssemos ganho tudo, continuaríamos a ter algo a provar. Isso é o mais importante: ter essa vontade de competir e de vencer. Desde a final da Taça, houve uma mudança no banco.
“Vítor Buno já demonstrou tudo o que sabe de futebol”
“Taticamente, [Vítor Bruno] sabe muito do jogo e vai ajudar a melhorar muito individualmente a todos os jogadores ”
O que é que Vítor Bruno pode trazer de novo ao jogo do FC Porto? E como o define enquanto treinador?
-O Vítor Bruno é uma grandíssima pessoa, com uma enorme personalidade e capacidade. Durante toda a sua vida esteve ligado ao futebol e foi aprendendo muito. Já demonstrou tudo o que sabe de futebol. Tem uma oportunidade incrível e vai provar que é um enorme treinador. Taticamente, sabe muito do jogo e vai ajudar a melhorar muito individualmente todos os jogadores e também coletivamente.
“Sabemos que somos a melhor equipa do campeonato e esperamos poder demonstrar isso a cada jornada”
Que sentimento carregam para a próxima época depois de terem terminado o último campeonato no terceiro lugar, algo que não sucedia há muito tempo?
-O sentimento de ficar em terceiro faz-te dar mais importância a cada jogo e tenho a certeza que na próxima temporada vamos encarar cada partida como uma final. Sabemos que somos a melhor equipa do campeonato e esperamos poder demonstrar isso a cada jornada.
Até que ponto uma vitória na Supertaça pode ser importante para o ataque à Liga?
-Uma vitória na Supertaça poderá dar-nos confiança e um bom impulso talvez para a primeira jornada, mas o campeonato dura muitos meses, são muitos jogos... O importante não é ter um impulso inicial, mas sim sermos regulares, jogar ao máximo, como se fossem sempre finais.
“Estou seguro de que também daremos uma boa resposta na Liga Europa”
O FC Porto tem tido boas prestações na Champions, para o ano terá de disputar a Liga Europa. Até onde pode ir?
-Na Europa competimos sempre muito bem porque somos uma equipa vencedora, com grandíssimos jogadores. Nos jogos grandes demos sempre uma boa resposta. Já disse noutras ocasiões, acho que temos condições para derrotar qualquer adversário do mundo, podemos vencer qualquer um. Estou seguro de que também daremos uma boa resposta na Liga Europa e oxalá possamos ganhar a prova.