Um golo solitário de Nick e uma exibição de grande "quilate" do guardião Rafael Veloso permitiram hoje ao Belenenses vencer o Santa Clara por 1-0 e apurar-se para a terceira fase da Taça da Liga de futebol
Corpo do artigo
Depois do 0-0 nos Açores, no encontro da primeira mão da segunda fase, a formação do Restelo acabou por alcançar a fase de grupos, graças ao tento do jovem central brasileiro, aos 76 minutos.
No entanto, os "azuis" terão de prestar "homenagem" ao seu guarda-redes, Rafael Veloso, que emergiu como principal figura de um conjunto "amorfo", salvando inúmeros lances perigosos dos "encarnados", nomeadamente nos últimos 10 minutos.
Accioly, Tiago Leonço, Pacheco e João Ventura viram o internacional sub-21 português evitar a igualdade nos instantes finais, depois de também ter efetuado um punhado de boas intervenções no primeiro tempo.
De resto, o Santa Clara sai de Lisboa com uma clara sensação de injustiça, não só pelas várias ocasiões criadas, mas também pela excelente exibição, revelando-se uma equipa mais esclarecida que o Belenenses, que, possivelmente, já pensava na partida de sábado, com o FC Porto.
Ainda assim, a primeira grande oportunidade do jogo saiu de um livre de Tiago Silva, travado pela barra, antes de Kay, em cima do intervalo, ver um golo ser-lhe anulado, num lance que pareceu regular.
Em "modo económico", o Belenenses viria a sofrer bastante na etapa complementar, mas Rafael Veloso foi anulando as iniciativas ofensivas dos açorianos, "abrindo" caminho à vantagem belenense, consumada no cabeceamento do jovem Nick, à entrada para o último quarto de hora.
Pouco depois, o extremo João Pedro teve tudo para sentenciar a partida, mas João Botelho evitou o segundo golo dos "azuis" e impulsionou a sua equipa para uns 10 minutos finais de grande pressão sobre a defensiva da casa, mas Rafael Veloso foi segurando a preciosa vantagem, que colocou o Belenenses na fase de grupos da prova.
Jogo no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Belenenses - Santa Clara, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Nick, 76 minutos.
Equipas:
- Belenenses: Rafael Veloso, Paulo Jorge, Nick, Kay, Victor, João Meira (João Meira, 60), Diakité (Diawara, 78), Fábio Sturgeon, Tiago Silva (João Pedro, 46), Arsénio e Tiago Caeiro.
(Suplentes: Filipe Mendes, João Afonso, Fernando Ferreira, Kaká, João Pedro, Diawaraa e Deyverson).
Treinador: Marco Paulo.
- Santa Clara: João Botelho, Paulo Arantes (Pedro Cervantes, 71), Sandro, Accioly, Igor, Seddiki, Mike, Pacheco, Minhoca, Hugo Santos (João Ventura, 70) e João Pedro (Tiago Leonço, 62).
(Suplentes: Serginho, Cervantes, Tiago Leonço, Miguel Lourenço, Ruizinho e João Ventura).
Treinador: Carlos Condeço.
Árbitro: Rui Silva (Vila Real).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Nick (56), Paulo Jorge (67), João Ventura (85) e Fernando Ferreira (88).
Assistência: 1.112 espetadores.