Responsável da UEFA pelo programa Grow, não poupa nos elogios à equipa liderada por Fernando Gomes.
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É já na quarta-feira que Tiago Craveiro vai apresentar o caso português na videoconferência da UEFA sobre o programa Grow. "O crescimento da FPF: uma federação virada para o futuro" é o tema da apresentação do diretor-geral da Federação Portuguesa de Futebol, considerada pelo organismo que tutela o futebol europeu um exemplo de crescimento sustentado e boas práticas. De resto, a FPF foi um dos projetos piloto que estiveram na origem do lançamento do projeto em 2015 com o objetivo de orientar e apoiar o crescimento do futebol em toda a Europa.
O JOGO teve oportunidade de falar com Noel Mooney, responsável pelo programa Grow da UEFA, que justificou a escolha de Tiago Craveiro e da FPF com o facto de "nenhuma outra federação ter registado o mesmo desenvolvimento em todas as áreas chave ao longo dos últimos anos". Recordando que a criação do Grow em 2015 teve como objetivo combater o decréscimo de praticantes a nível europeu (de 24 milhões em 2012 tinha-se passado para apenas 16 milhões em 2015) mas também aproximar o nível organizativo das federações do que já se registava nos clubes, Mooney sublinha o sucesso alcançado pela FPF, relativizando o efeito Ronaldo e Euro"2016.
"É evidente que ajuda ter o melhor e mais mediático jogador do mundo na seleção, e é óbvio que a conquista do título europeu também foi importante, mas o verdadeiro segredo do sucesso português foi a forma como souberam usar essas molas para criar uma estrutura voltada para o futuro, mas também para o apoio à formação e ao crescimento do futebol português", referiu. Aliás, Mooney não tem dúvidas que a FPF é, neste momento, uma das federações mais bem preparadas para lidar com o impacto da pandemia, precisamente em virtude do trabalho realizado antes. "Estamos todos preocupados com esta paragem. Não sabemos quando poderemos ter alguma normalidade em termos de calendário, nem quando teremos adeptos nos estádios e isso tem um óbvio impacto no crescimento que o futebol europeu registava. Mas a federação portuguesa tem uma resiliência maior pela forma como conseguiu diversificar a sua presença, desde logo através do Canal 11, que continua a levar o futebol aos adeptos".
O crescimento da FPF ao longo dos anos que leva associada ao projeto Grow traduz-se em números. Entre 2015 e 2020, as receitas comerciais da FPF triplicaram, os seguidores da federação no instagram passaram de 1,5 milhões para 5,6 milhões e, sobretudo, o número de atletas federação disparou para 268.528.