Nelinho representou o Barreirense no início de carreira.
Corpo do artigo
Um dos mais notáveis pé canhão do Brasil, goleador insaciável por onde passou, nada melindrado por ser um lateral-direito, mundialista em 1974 e 1978, figura respeitadíssima nos rivais de Belo Horizonte, pela vasta ficha de serviços no Cruzeiro e Atlético Mineiro, Nelinho, defesa do Barreirense quando em início de carreira, lamentou profundamente a o JOGO o desaparecimento de Marinho Peres, seu amigo do Mundial de 1974.
O antigo técnico do Vítória de Guimarães, Sporting e Belenenses teve a sua história na canarinha, beneficiando dos créditos de central de invejável categoria no Internacional, Santos e Barcelona.
"Foi uma grande perda, que lamento imenso. Lamento eu e todos os que gostam de futebol. De Marinho guardo a imagem de alguém altamente profissional. E foi um jogador muito técnico, nada normal na posição que ocupava. Era mesmo de uma técnica apurada, sabia posicionar-se, ótimas coberturas e antecipações. Sempre foi importante por onde passou. Não posso falar do Marinho treinador, pois não acompanhei. Fomos rivais em jogos entre Cruzeiro e Santos e colegas de seleção", destaca Nelinho, fazendo questão de fazer rir um pouco com acontecimento muito desconcertante entre ele e Marinho Peres.
"Em 1974 na preparação para o Mundial, estávamos concentrados em Retiro dos Padres, no Rio de Janeiro e dá-se a visita do Pelé. Fomos tirando todos fotografias com ele e o Marinho pediu para que eu usasse a sua máquina e tirasse as fotos dele com o Pelé. Pediu várias. E eu correspondi, mas à minha maneira. Quando se deu a volta do Mundial, estamos numa semifinal entre Cruzeiro e Santos, vencida por nós, e antes do jogo começar ele vem na minha direção a falar feio e a troçar de mim. Usou aí um monte de palavrões, ria-se mas chamava-me sem vergonha. Dizia que tinha reunido a família para ver as fotos com Pelé e ao revelar vê uma da perna, outra do braço, outra sem cabeça. Realmente eu fiz isso de propósito para gozar com a situação e não tirei nenhuma certa. Ele fez de conta que ficou muito chateado, mas foi tudo na desportiva", rebobina.
17060943