Ponta-de-lança assinou um contrato de cinco épocas e ficou com uma cláusula de 40 milhões de euros.
Corpo do artigo
A contratação de Simon Banza foi ontem, terça-feira, oficializada pelo Braga e o jogador juntou-se ao plantel, a estagiar no Algarve, à noite, confirmando-se, assim, a notícia avançada por O JOGO.
O ponta-de-lança assinou um contrato de cinco temporadas e ficou blindado por uma cláusula de 40 milhões de euros, num negócio que vai custar ao Braga três milhões, a pagar em três anos. O Lens fica com 20 por cento de uma futura mais-valia. "O Braga é um grande clube e espero conseguir feitos enormes aqui. Quero marcar o máximo possível de golos", disse o jogador francês.
Banza tinha mais uma época de contrato com o Lens, de França, e esse pormenor teve um peso importante nas negociações. Cinco milhões de euros era o valor inicialmente estipulado para libertar o jogador, mas a pressão minhota, aliada à vontade do goleador em regressar a Portugal, fez com que o negócio se fizesse por uma verba inferior. A SAD teve concorrência nas negociações, o que levou a um prolongamento no desfecho das negociações.
Concluído o processo negocial, o atleta francês viajou para Braga e durante o dia de ontem foi sujeito a exames médicos e tratou de outras questões burocráticas relacionadas com a transferência. À noite juntou-se ao plantel e hoje já vai estar às ordens de Artur Jorge, iniciando assim o processo de adaptação à equipa minhota. O conhecimento que Banza tem do campeonato português é um ponto a favor para uma integração rápida, isto quando faltam duas semanas e meia para a primeira jornada do campeonato, frente ao Sporting.
Com 25 anos, Banza chega a Braga com o rótulo de goleador, isto depois de ter apontado 17 golos na última época com a camisola do Famalicão, dois deles marcados a Hornicek, na última jornada.