Internacional português é o médio com melhor rendimento no ano civil em todo o mundo, fruto das nove vezes em que já festejou.
Corpo do artigo
Fulminando a sua melhor temporada da carreira, fruto da participação em 29 golos (com 19 marcados e dez assistências), contra os 17 de 2015/16, pelo Sporting, João Mário está de pé quente em 2023.
Fruto do bis alcançado diante do Vizela, que valeu o triunfo por 2-0, o internacional português festejou já por nove ocasiões desde o início de janeiro, algo que lhe permite alcançar o estatuto de médio com mais golos em 2023 não só entre as equipas que disputam as 15 principais ligas da Europa mas também em todo o mundo.
Isto porque João Mário supera agora os oito de um quarteto formado por Yumemi Kanda, do Hong Kong Rangers (de Hong Kong), Matías Mier, do Bhayangkara (Indonésia), Josh Windass, do Sheffield Wednesday (Inglaterra), e Chuba Akpom, do Middlesbrough (Inglaterra).
Zeki Amdouni, do Basileia (Suíça), e Odysseus Velanas, do NAC Breda (Países Baixos), são entre as equipas do top-15 da Europa aqueles que mais se aproximam de João Mário, com sete neste ano civil.
Dos nove golos celebrados em 2023, o camisola 20 obteve oito no campeonato - marcou ainda um ao Brugge, na Champions -, algo que lhe permitiu atingir já o topo dos goleadores da prova com 14. Neste período, João Mário bisou por três vezes, pois além de ter marcado dois ao Vizela fez o mesmo ainda a Arouca e Casa Pia. Além disso, fez de Portimonense e Paços de Ferreira também suas vítimas. Este rendimento permitiu-lhe igualar Gonçalo Ramos no topo dos goleadores encarnados em 2022/23, agora com 19. Isto porque se o médio-ofensivo, que tem jogado sobretudo descaído para as faixas, fez nove golos, o camisola 88 marcou quatro neste período, sendo o segundo melhor às ordens de Roger Schmidt em 2023, seguindo-se Gonçalo Guedes, Grimaldo e Musa, todos com dois.