Nanu e Rodrigo Pinho já foram muito felizes no Dragão, palco onde o Estrela só venceu uma vez
Os dois reforços de inverno dos tricolores triunfaram no reduto do FC Porto com a camisola do Marítimo, em 2020/21, num jogo em que ambos marcaram. Após esse encontro, Nanu despediu-se dos madeirenses para reforçar ... os portistas. Esteve ligado três épocas aos dragões - realizou 21 partidas na equipa principal.
Corpo do artigo
O Estrela da Amadora joga no sábado em casa do FC Porto, recinto em que dois jogadores do plantel liderado por Sérgio Vieira já foram felizes, mas com outra camisola: o lateral-direito Nanu e o avançado Rodrigo Pinho. Estes dois reforços de inverno dos tricolores foram decisivos no único triunfo do Marítimo no terreno dos dragões em jogos do campeonato, que ocorreu na temporada 2020/21.
Foi a 3 de outubro de 2020, na terceira jornada da I Liga, que os madeirenses surpreenderam os portistas e venceram por 3-2. Rodrigo Pinho foi mesmo a figura do encontro, apontando dois golos, aos 24’ e 52’. Coube a Nanu selar o triunfo verde-rubro, já nos descontos.
Esse encontro ditou um novo ciclo da carreira do agora lateral-direito do Estrela da Amadora, que deixou o Marítimo e se transferiu depois para o … FC Porto. O internacional guineense esteve ligado três épocas aos dragões, efetuando 21 jogos pela equipa principal. Durante esse período, foi emprestado ao FC Dallas (Estados Unidos) e também ao Santa Clara, antes de se mudar para os turcos do Samsunspor, clube que o cedeu em janeiro aos amadorenses.
Portanto, não há dúvidas de que é um regresso a um palco especial para Nanu e Rodrigo Pinho, que pretendem voltar a vencer no Dragão, agora pelo Estrela da Amadora. A exemplo das últimas duas jornadas, o avançado deve ser titular, enquanto o defesa pode começar o reencontro com o antigo clube no banco.
Única vitória tricolor foi em 2007
O Estrela da Amadora já jogou com o FC Porto 19 vezes na condição de visitante e só por uma vez conseguiu triunfar. Esse triunfo histórico, por 1-0, aconteceu na época 2006/07. Os tricolores eram comandados por Daúto Faquirá e Anselmo marcou o único golo da partida, aos 90’+2’, gelando o ambiente no Estádio do Dragão. Além desta vitória, os amadorenses conseguiram também dois empates nas visitas ao terreno dos portistas, em 1994/95 e 1996/97. Ausentes da I Liga durante 14 anos, os amadorenses já não visitavam este palco desde 2008/09.