As águias cederam empates diante da equipa de Silas e ainda frente ao Sporting, tendo perdido com o Moreirense. Agora com 29 pontos em 36 possíveis, apenas superam os 24 da era Quique Flores
Corpo do artigo
O empate com o Belenenses, que deixou Benfica e FC Porto agora igualados na liderança da Liga, foi o terceiro percalço dos encarnados esta temporada na Luz. Além do 2-2 com os azuis, o Benfica já deixara pontos pelo caminho em casa também diante de Sporting, fruto do 1-1 na 3.ª jornada, e Moreirense, na 9.ª jornada, único adversário capaz de vencer esta época na Liga no recinto benfiquista.
Com o 2-2 ante o Belenenses, são já sete os pontos perdidos em casa na Liga, no registo mais baixo do top 4 da prova. Pior só em 2008/09, com 12 desperdiçados.
Com sete pontos perdidos em 12 jogos, o Benfica apresenta não só um registo inferior ao de FC Porto, Braga e Sporting, trio que Bruno Lage aponta como seu adversário na corrida pelo título, como também o pior desempenho das últimas dez temporadas. Isto porque é preciso recuar até 2008/09, então sob o comando de Quique Flores, para ver um maior desperdício dos embates caseiros. Nessa temporada, as águias venceram apenas sete dos 12 primeiros jogos, somando um total de 24 pontos nesse período, contra os 29 atuais. Pelo meio, e sem nenhum registo perfeito, conseguiram atingir por três vezes os 34 pontos, face a 11 triunfos e um empate: em 2009/10 e 2014/15, com Jorge Jesus, e na última época, sob o comando de Rui Vitória.
Apesar de estar na liderança do campeonato, o Benfica é batido, entre os primeiros classificados da Liga, pelo aproveitamento de Braga e Sporting, ambos tendo conquistado 87,2 por cento dos pontos possíveis (34 em 39) nos respetivos recintos, e de FC Porto, que tem 83,3 por cento de eficácia a nível pontual (30 em 36 possíveis).
Se alongarmos a análise aos líderes das cinco principais ligas europeias, a formação orientada primeiro por Rui Vitória e agora por Bruno Lage supera, ainda assim, os 75 e 78,6 por cento de aproveitamento de Bayern - na Alemanha, a liderança é partilhada com o Dortmund, que conquistou 89,7 por cento dos pontos à disposição - e Barcelona, respetivamente. A única equipa com registo perfeito é o PSG, com 42 pontos em 14 jogos, sendo seguido por Manchester City (45 em 48) e Juventus (38 em 42).