Extremo do Estrela da Amadora marcou o primeiro de dois golos frente à Maurícia. Seleção pode apurar-se ainda esta quinta-feira, dependendo do desempenho dos Camarões
Corpo do artigo
A seleção cabo-verdiana venceu a Maurícia por 2-0, na sétima e penúltima jornada do Grupo D da qualificação para o Mundial'2026, ficando muito perto de um inédito apuramento.
O extremo do Estrela da Amadora Jovane Cabral, aos 22 minutos, e Diney Borges, aos 71', fizeram os golos de Cabo Verde, que até pode apurar-se, em caso de deslize dos Camarões.
Os cabo-verdianos lideram a poule, com 16 pontos, mais quatro do que os camaroneses, que hoje recebem o lanterna-vermelha Essuatíni – em caso de derrota, já não poderão alcançar os Tubarões Azuis.
Cabo Verde está próxima, assim, de se qualificar pela primeira vez para a fase final de um Campeonato do Mundo, encerrando esta fase precisamente com um duelo caseiro ante os Camarões, agendado para segunda-feira.
A Líbia, que venceu Angola por 1-0, soma 11 pontos, estando no terceiro lugar e arredada da luta pela qualificação, os angolanos somam sete, Maurícia cinco e Essuatíni apenas dois.
No Grupo H, São Tomé e Príncipe esteve a ganhar em casa por 2-0 à Guiné Equatorial, em busca de somar os primeiros pontos e escapar à derrota por um sétimo jogo seguido, em sete disputados, mas acabou por conceder a reviravolta.
Depois do bis de penálti de Ronaldo Lumungo, do Paços de Ferreira, aos oito e aos 42 minutos, os forasteiros responderam no segundo tempo, por Ganet (53'), Salvador (62') e Nabil (70').
Nesta poule, a líder Tunísia pode ficar muito perto do apuramento se vencer a Libéria, então esperando pelo que a segunda classificada, a Namíbia, que está a quatro pontos, faça na sexta-feira.
São Tomé, que na segunda-feira fecha esta fase de qualificação em casa da Namíbia, não somou qualquer ponto, com apenas quatro golos marcados e 17 sofridos.