Reforma do núcleo de treinadores das camadas jovens pode determinar ainda o reenquadramento de João Couto, que esta época obteve resultados dececionantes ao comando da equipa de juvenis
Corpo do artigo
A rutura com Luís Boa Morte, treinador da equipa de juniores, é apenas uma das faces das mudanças técnicas em curso no sector juvenil visando a época 2015/16, no cumprimento do plano de reforma idealizado pelo presidente Bruno de Carvalho em alinhamento direto com Paulo Leitão, responsável contratado há um par de meses para dirigir a Academia em Alcochete, e Virgílio Lopes, diretor para o futebol de formação. Ao que O JOGO apurou, do leque de principais técnicos das camadas jovens apenas Pedro Venâncio, campeão nacional de iniciados, tem lugar garantido na estrutura projetada para a próxima temporada. João Couto, depois dos (maus) resultados nos juvenis, é outro nome que, no mínimo, arrisca ser reenquadrado.
Apesar de ter discutido o título nacional de juniores até à última ronda, correndo de trás para a frente na classificação, Boa Morte reclamava um "modelo de jogo global" para a formação do Sporting e, com ideias e convicções próprias, incompatibilizou-se com Paulo Leitão. Dada a falta de entendimento para que o trabalho em conjunto perdurasse e florescesse, ambas as partes entenderam que o melhor seria a ligação terminar no fecho da temporada.
Quem teve um desempenho muito abaixo das expectativas foi a equipa de juvenis, que chegou ao fim da estação a disputar a Série de Manutenção da 2.ª Fase do campeonato nacional, facto que, em boa medida, também contribuiu para a argumentação crítica de Luís Boa Morte. João Couto, o treinador, deu a cara pelos resultados, mas o mais provável é mudar de banco na época que vem, em face do processo de reconversão e melhoria de recursos que o presidente Bruno de Carvalho já está a pôr em marcha.
O único técnico que guarda boas memórias do ano desportivo que agora se despede dos adeptos é Pedro Venâncio. Com passado no clube - foi jogador da equipa sénior e, quando se retirou, exerceu funções de adjunto no plantel principal -, o antigo capitão conduziu os iniciados à "glória" tantas vezes sublinhada e enfatizada nas intervenções do líder leonino. Na derradeira ronda do campeonato da categoria, o Sporting, então segundo classificado, deu a volta ao rival Benfica no Seixal e, apontando o 2-1 já no período de compensação, arrancou a vitória de que precisava para ocupar o primeiro posto e fazer a festa de campeão.