Mourinho: "Para mim os jogadores não têm idade, é possível que eu me apaixone..."
Declarações de José Mourinho em antevisão ao V. Guimarães-Benfica, da 10.ª jornada da I Liga e agendado para as 20h30 de sábado, no Minho
Corpo do artigo
Altura difícil para lançar jogadores porque margem de erro é pouca ou é bom ter outra energia e jogadores motivados? "Os jogadores estão todos motivados, sejam os mais jovens à procura da primeira oportunidade, sejam os mais velhos a lutarem pela sua estabilidade e status na equipa. Honestamente para mim os jogadores não têm idade. Se tiver de lançar um jovem de 17 ou 18 anos não terei problema nenhum em fazê-lo. Estou aqui há pouco tempo, o que procuro fazer é tentar conhecer os jogadores o mais possível. Obviamente que a equipa B é aquela que está mais perto de nós e circulando jogadores que vêm treinar, vou ver os treinos, é mais fácil ter conhecimento destes jogadores, mas procuro conhecer ao máximo, porque às vezes há jogadores que têm um potencial tão elevado que queimam etapas. Às vezes é possível que eu me apaixone por um jogador que não está nos sub-23, que não está na equipa B e possa fazer um salto direto por exemplo dos sub-18. Nós treinadores somos todos diferentes. A maneira como avaliamos, os critérios que temos, poderá ser que eu um dia decida que um jogador que hoje está menos preparado do que outros mas que penso que pode ter um futuro mais importante, pode perfeitamente saltar etapas. O que tento fazer é que em vez de só estar aqui e quando acabamos o trabalho da primeira equipa ir dormir a minha sesta para o meu quarto, vou ver treinos, acompanhar, ver alguns jogos e conhecê-los o mais possível. Faz parte da cultura Benfica e é das coisas mais bonitas que um treinador tem: lançar jogadores. Todos os que se estrearam comigo ao longo da minha carreira, em que fui parte importante, é das coisas bonitas que acontece a um treinador. Diria que uma larguíssima percentagem de jogadores que se estrearam comigo, são jogadores que ainda hoje continuamos com uma ligação quase umbilical. Não o consegui com todos, mas quase todos."
Lance do último jogo pode retirar pressão a Richard Ríos e Lukebakio? "É agradável para os jogadores terem o feeling que fizeram um bom jogo. Richard entrou bem, Lukevbakio marca o primeiro golo pelo Benfica, aquela empatia não egoísta de o golo é nosso, não é meu. São coisas agradáveis. O homem do jogo, apesar de eu ter feito desaparecer o troféu, acho que é muito agradável para um jogador que chega a um novo campeonato e ser o homem do jogo, é muito agradável para o Richard festejar um golo quase seu no Estádio da Luz e receber aquele calor, acho que é bom para o crescimento jogo."
Podem jogar os três? "Podem. O Bruno [Lage] uma vez a defender-se se calhar, até disse que as pessoas pensam que o Barreiro é um médio defensivo, mas não é de todo um médio defensivo. Tinha toda a razão. O Barreiro trabalha muito, mas depois tem um timing fantástico de se projetar no ataque, é um jogador que com liberdade pode jogar na posição 10, com o Fenerbahçe, na Luz, apareceu em zona de finalização e quase faz golo. São bons jogadores. Os três que têm jogado mais, mais o Barreiro e o Aursnes, fazem um grupo de cinco jogadores muito interessantes. E é também uma zona onde há Rego, Veloso, jovens com pernas para andar."
Leia também Recorde tudo o que disse Mourinho na antevisão ao V. Guimarães-Benfica

