Mourinho aborda regresso de Manu e o ambiente em Newcastle: "É lindo jogar aqui"
José Mourinho, treinador do Benfica, fez esta segunda-feira a antevisão ao jogo no terreno do Newcastle, da terceira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, que está agendado para as 20h00 de amanhã
Corpo do artigo
Manu Silva já treinou. Quando poderá integrar uma convocatória? "Pensamos que na próxima semana já estará a treinar connosco de um modo global. O que viram hoje foi a parte inicial do treino, já faz algumas coisas connosco, mas com muito controlo. A partir da próxima semana já pode começar a integrar trabalho nornmal com a equipa. Se estamos no final de outubro, arriscaria a dizer que no final de novembro já estará em condições de jogar."
O que achou das mudanças no Newcastle? "O que aconteceu com o Isak é muito difícil para um clube, para um técnico e até para os colegas. Acredito que todos sabiam que ele ia para o Liverpool, outra é quando acontece ter um novo jogador e adaptar-se. Isak e Woltemade são diferentes. Mas parece que ele está aqui toda a vida, está a adaptar-se, os adeptos amam-no. O Newcastle está a fazer as coisas certas."
Sabe quão dificil é ganhar aqui? Pode dizer o que disse sobre os jogadores? "Vão respeitar-nos como adversários, vão respeitar se temos sucesso ou não. É lindo jogar aqui, é diferente de jogar nos estádios de Londres, temos de lidar com esta emoção. Temos de ser fortes o suficente para lidar com isso. Os jogadores têm de gostar e acredito que vão gostar, vai ser dificil para nós, mas temos de impor as nossas qualidades, que sao diferentes das do Newcastle. Quando impuserem temos de saber lidar, temos de sabe sofrer no relvado."
Esteve perto de treinar o Newcastle? "Fiquei proximo com Sir Bobby Robson, mas já tinha decidido o que queria. O adjunto tem de dar tudo ao seu chefe e ao clube e não a si mesmo. A possibilidade chegou numa altura em que já pensava em mim mesmo e na minha carreira e nao quis ser adjunto. Depois houve muita conversa, mas o Newcastle nunca entrou em contacto comigo."
O quão importante foi Bobby Robson na sua carreira? "Uma coisa são as oportunidades que ele me proporcionou, levou-me para Barcelona, para um jovem ir para Barcelona e ter oportunidade de ficar lá pelo tempo que estive, em que fiquei mais três anos sem ele, é uma porta gigante que só foi aberta com ele. Segunda coisa que aprendi é o nível futebolístico e humano, a confiança que ele colocou em mim. Naquele período os adjuntos estavam muito limitados, atualmente é diferente. Ele colocou muita confiança em mim, tentei pagar com tudo, dei tudo e para mim isso foi suficiente."
Arrepende-se de não ter sido técnico deste clube? "Não me arrependo, não tive oportunidade. Já disse que não a muitos clubes, o Newcastle nunca entrou em contacto comigo. Agora nao estão a precisar de técnico e espero que não precisem nos próximos anos. Neste momento não existe outro clube onde poderia ser mais feliz e motivado do que o Benfica. Não trocaria o Benfica por qualquer outro clube neste momento."