Moreno: "Nunca me ouviram dizer que o quinto lugar era o objetivo desta época"
Treinador do Vitória diz que o objetivo é, "neste momento, fazer melhor do que na primeira volta". Janvier está recuperado, André André ainda não está disponível para defrontar o Portimonense
Corpo do artigo
Depois dos triunfos, frente ao Chaves e no Estoril, nas duas primeiras jornadas da segunda volta, o Vitória de Guimarães procura o terceiro triunfo consecutivo este sábado, na receção, ao Portimonense.
Se derrotar o Portimonense, o Vitória ficará isolado no quinto lugar nesta jornada, pelo menos provisoriamente, atendendo a que Casa Pia joga segunda-feira no Bessa, com o Boavista. Poderá haver maior pressão sobre os jogadores por causa desse objetivo?
"Nunca me ouviram dizer que o quinto lugar era o objetivo desta época. Temos noção da responsabilidade que é representar este clube, sabemos o que nos obriga este clube, mas nunca me ouviram dizer que o grande objetivo é o quinto lugar. Este é o mesmo grupo que há 15 dias vinha de uma série menos boa, é o mesmo que começou a época e todos sabemos o que se falou no início da época. Vamos com calma. Ninguém é mais ambicioso do que nós, grupo de trabalho, mas também somos muito responsáveis. Repito: sabemos o que é representar o Vitória. O objetivo, neste momento, é fazer melhor do que na primeira volta. Fizemos 24 pontos na primeira volta e neste momento só temos seis. Depois de conseguirmos isso, não tenho problemas em definir outros objetivos. Neste momento, é fazer melhor do que fizemos na primeira volta."
Trabalhar sobre vitórias é sempre diferente. A equipa está mais confiante depois de dois triunfos [Chaves, em casa, e no Estoril]?
Concordo que é sempre mais confortável trabalhar em cima de vitórias, mas a confiança sempre existiu. Trabalhar em cima de vitórias é sempre mais confortável, mas nunca deixou de haver confiança. Vimos de duas vitórias consecutivas, que nos dão alguma coisa para este jogo, mas este é um jogo diferente. Temos um adversário competente pela frente, que tem um dos treinadores mais experientes e competentes da Liga. O Portimonense é um dos clubes que mais se reforçou neste mercado de inverno. É um adversário que mudou a sua estrutura, que passou a ter uma linha de cinco atrás, quando atuava com quatro. Compete-nos dar resposta ao que o Portimonense nos possa provocar no jogo. As vitórias ajudam, sinto o grupo confiante e solto. As vitórias ajudam. Para que as duas vitórias possam ter um grande impacto é importante conseguirmos a terceira. É para isso que trabalhamos"
Não receia excesso de confiança após três triunfos consecutivos?
"Disse no final do jogo com o Estoril que as vitórias devem ser desfrutadas, mas no momento. No início da semana é preciso mudar o chip. Não iríamos permitir que existisse qualquer excesso de confiança no grupo. Conhecemos os nossos adversários, a valia do nosso campeonato, portanto isso está posto de parte."
Espera uma equipa mais ofensiva?
"Em relação ao jogo que podemos esperar. Uma das coisas que temos de melhorar no nosso jogo é ter mais bola, saber atrair o adversário a um corredor e entrar no outro. O jogo poderá obrigar-nos a termos isso. O Portimonense defende de uma forma muito competente, tem centrais muito fortes fisicamente, provoca desconforto nas bolas paradas. Queremos ter mais bola, mas não apenas por ter, queremos ter com o objetivo bem marcado. O importante é a nossa equipa estar identificada em todos os momentos do jogo e eu sinto que está preparada para tudo que nos possa aparecer neste jogo."
Já pode contar com André André e Janvier?
"O Nico [Janvier] vai para a convocatória, está recuperado. O André André fez três dias de treino connosco, mas a equipa técnica entende que ainda não está preparado para a exigência do nosso campeonato, por isso ainda não foi convocado."
15815287