Decisões conhecidas no mesmo dia em que FPF e Liga emitiram comunicado sobre posições comuns perante a pandemia de covid-19
Corpo do artigo
No mesmo dia em que A Federação Portuguesa de Futebol e a Liga de Clubes anunciaram que "vão estudar em conjunto eventuais alterações regulamentares" para salvaguardar a modalidade, face à evolução da pandemia de covid-19 em Portugal, ficou a saber-se que o Moreirense-Paços de Ferreira foi adiado; e o Estoril-Cova da Piedade reagendado. As novas datas serão conhecidas em breve.
Recorde-se que o Moreirense-Paços de Ferreira, sétima jornada da I Liga, estava marcado para este sábado, mas em sério risco perante o surto de covid-19 no clube de Moreira de Cónegos.
Quanto ao jogo da oitava jornada da II Liga, que estava marcado para 30 de outubro, mas ao qual o Cova da Piedade faltou - também devido a um surto de covid-19 -, recorde-se que a Liga já anunciara que a vitória, por 3-0, fora atribuída ao Estoril.
Hoje a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga de Clubes anunciaram várias decisões num comunicado em conjunto, depois da reunião que decorreu entre os dois organismos, motivada pelo avanço da pandemia do novo coronavírus em Portugal, que vai enfrentar um novo estado de emergência, a vigorar entre 9 e 23 de novembro.
"A FPF e a Liga Portugal vão estudar em conjunto eventuais alterações regulamentares que enquadrem, no melhor interesse dos clubes e sociedades desportivas, todas as situações de exceção suscitadas pela pandemia Covid-19", indica um dos pontos da nota divulgada.
Além da eventual alteração regulamentar, as entidades vão criar dois comités, um jurídico e outro clínico, o primeiro para "avaliação e unificação das respostas que se coloquem durante toda a época desportiva", e o segundo, destinado ao "acompanhamento das obrigações dos clubes e sociedades desportivas participantes nas competições, durante toda a época desportiva".
Os dois organismos referem ainda que para "um melhor interesse da integridade das competições, os jogos que não se realizem por uma razão justificada com deliberação detalhada de autoridade de saúde competente, serão, no limite do que a calendarização permita, reagendados no mais curto espaço de tempo possível".
FPF e Liga reforçam que, para a "implementação dos objetivos dos pontos anteriores", irão "colocar todo o esforço das suas direções para uniformizar procedimentos e sensibilizar sociedades desportivas, clubes e autoridades".