Morita lesionou-se, Bragança saiu de Moreira de Cónegos com más notícias também a nível físico e Pote está longe da recuperação total. Resta Hjulmand
Corpo do artigo
Além de pressionado pelas três derrotas consecutivas, duas no campeonato e uma na Champions, João Pereira tem agora um problema adicional para resolver na Sporting devido às lesões dos médios Daniel Bragança e Morita.
Previsivelmente, João Pereira só terá à disposição os referidos jogadores em 2025. Um jovem da equipa B, Henrique Arreiol ou João Simões, pode acompanhar o médio dinamarquês no meio-campo esta noite.
O primeiro, já se sabia, saiu magoado de Moreira de Cónegos (no gémeo esquerdo) e o internacional japonês não viajou para a Bélgica, onde esta terça-feira os leões defrontam o Club Brugge no 6.º jogo da fase de liga da Champions, às 20h00, devido a uma lesão muscular na parte superior da coxa, sofrida num dos treinos desta semana, problema que o deve manter afastado da equipa até ao final do ano. Portanto, tal como Daniel Bragança, entre outros jogos, deverá falhar o embate contra as águias no dia 29, em Alvalade, numa altura em que poderá estar em discussão a liderança da Liga Betclic.
Mais antiga, mas igualmente problemática para as contas de João Pereira é a lesão de Pedro Gonçalves, que o impede de ajudar a equipa no presente ano civil. Ora, perante todos estes condicionalismos, dos habituais titulares no meio-campo, o técnico dos leões tem apenas à disposição Morten Hjulmand. O capitão costuma ter a seu lado Daniel Bragança ou Morita e, em última instância, Pote. Nenhum deles está disponível nesta altura, e João Pereira terá de encontrar outra solução.
Simões e Arreiol entram na equação
João Simões, médio-ofensivo, 17 anos, que já participou em dois jogos esta temporada pelos leões (Amarante e Arsenal, num total de 26’), poderá ser o eleito para jogar ao lado de Hjulmand. Também o médio-defensivo Henrique Arreiol, 19 anos, reúne argumentos para surgir ao lado do internacional dinamarquês. Arreiol já esteve envolvido numa partida dos leões esta época (esteve 17' em campo frente ao Amarante). João Pereira conhece bem os jogadores, orientou-os esta época na equipa B e sabe perfeitamente o que podem fazer num jogo em que não há margem para errar.
“Tenho plena confiança neles [João Simões e Henrique Arreiol], caso contrário não estariam na convocatória”
“Conheço os jovens perfeitamente, tenho plena confiança neles, caso contrário não estavam na convocatória. O Simões já está há algum tempo na equipa principal, tinha um nível muito elevado na equipa B”, explicou João Pereira durante a conferência de imprensa de segunda-feira.
Hipótese mais remota, mas não descartada, será a presença de Maxi Araújo no miolo, deixando a missão de atacar na esquerda para Catamo ou Edwards. Alexandre Brito, médio, 19 anos, da equipa B, também está presente na comitiva que viajou ontem para a Bélgica, mas, tudo indica, parte com um ligeiro atraso em relação aos colegas mais jovens.
Entretanto, Eduardo Quaresma está recuperado de uma entorse no pé esquerdo e foi integrado nos convocados, mas não deverá ser titular. Na baliza, é provável que Israel, já recuperado de uma gripe, volte a entrar no onze inicial, empurrando Kovacevic de novo para o banco.