Julius Mwale é o investidor "mistério" que Alex Bunbury representa. Direção reúne-se esta tarde para acordar data de AG; O multimilionário africano, de 47 anos, teve que fugir do Quénia e radicou-se nos Estados Unidos, onde fez fortuna. Entre as suas obras está uma cidade médica e tecnológica no país natal.
Corpo do artigo
Está desvendada a identidade do empresário que apresentou uma proposta de compra da SAD do Marítimo no valor de 43 milhões de euros e que foi representado nas negociações por Alex Bunbury, antigo internacional canadiano que representou os verde-rubros. Trata-se de Julius Mwale, 47 anos, queniano multimilionário que no seu universo de empresas detém a KE International, a companhia envolvida nesta tentativa de negócio com os maritimistas.
Mwale avança para a aquisição de 40% da SAD, depois de a sua primeira proposta ter sido recusada, colocando três administradores da sua confiança na gestão da sociedade. O total da proposta é de 43 milhões de euros: 21 milhões para capitalizar a SAD, sete milhões de empréstimo para completar o estádio e, finalmente, 15 milhões para construir uma academia de ponta noutro local que não em Santo António, que ainda está no nome de Carlos Pereira, anterior presidente do Marítimo.
Hoje, a Direção maritimista vai reunir-se, pelas 18 horas, e deverá ficar acordada a data para a realização da Assembleia Geral de sócios que vai votar esta proposta.
Radicado nos Estados Unidos - vive em Nova Iorque -, Julius Mwale esteve na força aérea queniana depois de terminar os estudos universitários, mas teve que fugir do país e residiu no Uganda e no Zimbabué antes de partir para o EUA. Voltou a estudar e fundou a SBA Technologies. Atualmente, lidera o projeto Cidade Médica e Tecnológica de Mwale, no país natal.