
Renato Nhaga, à esquerda, celebra o golo marcado na Luz
Lusa
Renato Nhaga estreou-se a marcar na I Liga e logo na casa do Benfica. João Santos treinou-o na formação e acredita que pode cumprir o sonho de chegar a Inglaterra
Corpo do artigo
Leia também Saída de James confirmada: "É como Cristiano Ronaldo em Portugal..."
Bastaram 15 minutos para que Renato Nhaga fizesse estragos e gelasse o Estádio da Luz. Lançado por Gonçalo Brandão na partida aos 75", o médio entrou a tempo de ajudar o Casa Pia a resgatar um ponto, empatando a partida (2-2) com o Benfica já nas compensações. Este foi o ponto alto do jovem de 18 anos, que se tem afirmado na equipa principal dos gansos e se estreou a marcar neste jogo.
A ascensão do camisola 74 dos casapianos tem sido rápida, mas não surpreende quem o acompanha desde a formação. É o caso de João Santos, atual treinador do Vilafranquense e que foi o primeiro a orientar o guineense nas camadas jovens em Pina Manique. "Quando chegou, o que me despertou mais curiosidade foi logo a maturidade e humildade que apresentava para um miúdo daquela idade. Era claramente diferente de todos", realça a O JOGO, considerando que o médio "já é um jogador de topo internacional". "Não é por acaso que, ainda sendo júnior, já joga na I Liga e representa o seu país. Tem uma relação com bola extraordinária."
João Santos vê o criativo com capacidade para atuar em grandes palcos e alcançar o campeonato que mais deseja jogar. "Já alcançou os sonhos de jogar na primeira equipa do Casa Pia e na seleção. Pode ainda chegar mais longe, o próximo passo seria chegar à Premier League, a ambição de qualquer futebolista e que creio que vai alcançar mais cedo ou mais tarde", elogia.
Guiné-Bissau não o larga
Mal começou a ser utilizado na equipa principal do Casa Pia, Renato Nhaga começou também a ser chamado para a seleção da Guiné-Bissau, tendo já somado seis jogos, dois deles como titular. Após a estreia a marcar pelos gansos contra o Benfica, o médio voltou a integrar as escolhas da formação guineense, que joga contra Angola a 18 de novembro.
