
Visitantes contemplam memorial de Pinto da Costa
FC Porto
Se fosse vivo, o ex-presidente completaria 88 anos no domingo e o FC Porto decidiu facultar a entrada gratuitamente a esse espaço, entre as 10 e as 18 horas. A afluência não tardou
Leia também "Negociei com o FC Porto. Não entendo como não aconteceu"
O memorial a Pinto da Costa, construído a partir das homenagens espontâneas deixadas junto ao Estádio do Dragão aquando da sua morte, esteve disponível este domingo de forma livre e registou mais de 14 mil visitas. Se fosse vivo, o ex-presidente completaria 88 anos no domingo e o FC Porto decidiu facultar a entrada gratuitamente a esse espaço, entre as 10 e as 18 horas.
Segundo consta no site oficial dos dragões, cada visitante recebeu à saída um exemplar de "Páginas com História", um dos livros de Pinto da Costa, sendo que o último só abandonou o espaço às 18h27. É ainda referido que, a partir de agora, o memorial passará a integrar o Tour FC Porto (Museu e Estádio).
Esta ideia, recorde-se, foi admitida na última Assembleia Geral do FC Porto quando um associado perguntou se havia a hipótese de tornar o espaço aberto. Villas-Boas assumiu que o objetivo passava, precisamente, por permitir o acesso de forma gratuita todos os anos no dia em que Pinto da Costa faria o seu aniversário.
O memorial localiza-se no corredor de acesso aos balneários, em frente à galeria que alberga muitos dos momentos que fazem a história do FC Porto. Tentando respeitar, dentro do possível, a disposição real dos objetos deixados, esta é como que uma viagem histórica por momentos, frases e, sobretudo, sentimentos de todos os que, direta ou indiretamente, foram tocados por Pinto da Costa.
Foram mais de 10 mil os objetos recolhidos e trabalhados pela equipa museológica do FC Porto de modo a serem preservados para, posteriormente, uma parte deles poder integrar o memorial permanente agora edificado.

