Há uma vontade mútua de prolongar a ligação contratual entre as partes e isso facilita o entendimento. Luso-brasileiro é o jogador com mais anos de casa e é uma boa influência para Hornicek
Corpo do artigo
Matheus vai renovar contrato com o Braga. O processo já está em marcha e em breve ficará concluído, existindo uma vontade mútua de prolongar a ligação, que, em princípio, será até 2026, isto é, mais três épocas em relação ao contrato ainda em vigor.
Com 29 anos, e com um vínculo contratual válido até junho de 2023, Matheus é o elemento do plantel com mais anos de casa e integra também o grupo de capitães, sendo visto pelos companheiros como um exemplo. Titular indiscutível na estrutura de Carlos Carvalhal, o guarda-redes luso-brasileiro foi abordado recentemente pela SAD para iniciar o processo de renovação e a resposta foi favorável.
Aliás, atendendo à vontade das duas partes, o assunto evoluiu muito rapidamente nas conversas entre os dirigentes do Braga e os representantes do jogador. Nesta altura, o único ponto que permanece por fechar é se a renovação será por duas ou três épocas, se bem que, segundo as informações recolhidas, o desfecho mais provável seja mesmo a extensão do contrato até junho de 2026.
Depois de ter ingressado no Braga em junho de 2014, esta será a segunda renovação do guarda-redes, que tem no palmarés duas conquistas da Taça de Portugal e uma Taça da Liga.
A extensão do vínculo de Matheus insere-se também no plano de crescimento de Lukas Hornicek, guarda-redes de 19 anos que o Braga considera ser uma aposta de futuro. O internacional da Chéquia está a evoluir de forma sustentada e recebe uma grande influência por parte do luso-brasileiro, com quem trabalha diariamente, isto apesar de competir depois na equipa B.
Bem posicionado no ranking
Matheus é o segundo guarda-redes da Liga Bwin com mais "clean sheets", ou seja, jogos sem golos sofridos. O luso-brasileiro soma oito e só Adán, do Sporting, faz melhor, com dez jogos sem golos sofridos. Por outras palavras, Matheus não sofreu golos em metade dos jogos que fez para o campeonato (16). Em termos absolutos, o luso-brasileiro contabiliza 226 partidas na baliza bracarense, 68 das quais sem golos sofridos. Matheus já é o segundo guarda-redes mais utilizado na história do clube, apenas suplantado por Quim (300 jogos).