
Pasinato chegou esta época ao Moreirense, cedido pelo XV Piracicaba
Luís Vieira/Lusa
Guarda-redes é o único totalista do plantel e joga que se farta: é o segundo que mais defende na I Liga.
Mateus Pasinato é o único totalista entre os jogadores do Moreirense na I Liga. O guarda-redes, de 27 anos, cumpriu todos os minutos das 12 jornadas disputadas e a sua presença na baliza dos cónegos tornou-se inquestionável, superando a concorrência de Trigueira, 31 anos, e de Nuno Macedo, 20 anos, numa posição específica normalmente atribuída no decorrer da pré-temporada e menos sujeita a mexidas por parte dos treinadores.
E a verdade é que Mateus Pasinato está a corresponder à exigência da missão, conforme se pode constatar nas estatísticas oficiais da Liga, onde surge no segundo lugar dos guarda-redes com mais defesas, com 49 intervenções (17 golos sofridos), numa lista liderada por Marco, do Santa Clara, com 51 defesas (12 golos sofridos), e à frente de Makaridze, do V. Setúbal, com 39 intervenções (oito golos sofridos), dois jogadores que também são totalistas nos seus clubes. Importa referir que o guarda-redes, que tem dupla nacionalidade, brasileira e italiana, chegou no início desta época ao futebol português, proveniente do S. Bento (clube de São Paulo, Brasil), mas emprestado pelo XV de Piracicaba por duas temporadas, e ainda está a concluir o processo de integração e adaptação a uma nova realidade social e futebolística.
11577823
Os outros dois jogadores do plantel dos cónegos que foram titulares nas 12 jornadas do campeonato são o defesa Steven Vitória e o médio Filipe Soares, mas que não concluíram todos os jogos. A concluir, refira-se que o plantel orientado pelo técnico Vítor Campelos regressa hoje aos treinos para iniciar a preparação da deslocação a Alvalade para defrontar o Sporting, jogo agendado para domingo, às 17h30.
