Aos 33 anos, continua a ser influente: com seis golos, é o melhor marcador do Boavista no campeonato
Corpo do artigo
A seis pontos de distância do quinto lugar - ocupado pelo Rio Ave -, que pode dar acesso à Liga Europa, o Boavista joga domingo em Alvalade, com o Sporting. A equipa axadrezada contará certamente com a inspiração de jogadores rápidos e experientes, como, por exemplo, Mateus, que apresenta um historial curioso em jogos contra o Sporting. Embora nunca tenha marcado em Alvalade, o internacional angolano costuma dar-se bem nos duelos com o conjunto leonino, ao qual já marcou quatro vezes nos 13 jogos do campeonato em que participou desde 2008.
Na altura, ao serviço precisamente do Boavista, Mateus não marcou no jogo disputado a 5 de janeiro desse ano, ficando novamente em branco nos três jogos seguintes, em maio de 2008 pelo Boavista e em janeiro e em maio de 2009 com a camisola do Nacional. A estreia a marcar do extremo diante do Sporting aconteceu a 10 de dezembro de 2011, quando, pela equipa madeirense, marcou o único golo do jogo, sendo assim decisivo para a conquista de três pontos por parte da formação então orientada por Jokanovic.
O segundo golo contra o Sporting foi outra vez conseguido na Choupana, quando, a 22 de abril de 2012, os alvinegros perderam por 3-2 com os leões. Foi já no Arouca, a 2 de abril do ano passado, que Mateus voltou a assinar o ponto diante da equipa leonina, tendo marcado aos 9" de um jogo em que Alan Ruiz e Bruno César deram a volta ao texto. Na primeira volta da presente edição do campeonato, a 9 de dezembro do ano passado, Mateus fez o golo dos axadrezados no duelo em que saíram derrotados por 3-1. A influência de Mateus na estrutura de Jorge Simão é confirmada pelo facto de ser o melhor marcador da equipa, com seis golos, mais dois do que Fábio Espinho e Renato Santos.