A demora na recuperação de Morita abre espaço ao médio no Funchal, frente ao Marítimo.
Corpo do artigo
Morita falhou na terça-feira o regresso aos treinos do Sporting após a folga de três dias para a passagem de ano, o que significa que há sérias dúvidas em relação à sua utilização a titular na deslocação do Sporting aos Barreiros, para defrontar o Marítimo, no próximo domingo.
Leões jogam domingo contra o Marítimo e, depois, têm Benfica, Braga, FC Porto e final-four da Taça da Liga no espaço de um mês. Logo a seguir vem a Liga Europa e a viagem complicada a Chaves.
Caso se confirme a baixa do nipónico, Mateus Fernandes surge como alternativa mais provável para formar a dupla de meio-campo com Ugarte naquele que é o primeiro de um ciclo infernal de jogos potencialmente decisivos para toda a época leonina. O grego Sotiris Alexandropoulos é outra das hipóteses para o lugar, em face das ausências de Essugo e de Pedro Gonçalves, a cumprirem castigo devido a uma expulsão (o primeiro) e à acumulação de amarelos (o segundo).
No espaço de cinco jornadas da Liga Bwin, os leões defrontam o Benfica (à 16.ª ronda), o Braga (na 18.ª) e o FCPorto, este na 20.ª jornada da prova.
Conforme se pode ler no quadro em anexo, são dez (ou 11) partidas com elevado grau de dificuldade e responsabilidade, provavelmente com apenas uma exceção de um ponto de vista teórico: a receção ao Vizela, jogo em que os leões têm acentuado grau de favoritismo.
Logo a seguir vem a deslocação à Luz que, em caso de sucesso, pode significar um novo olhar (menos pessimista) em relação às contas do título e, por outro lado, em caso de derrota significa o adeus definitivo a esta prova.
Árduo: em mês e meio os leões terão dez (ou 11) jogos de alto grau de dificuldade
Entretanto joga-se a final four da Taça da Liga, com um troféu a "apenas" dois jogos de distância, assim como as duas mãos do play-off da Liga Europa, prova que conta com legítimas ambições leoninas. Pelo meio, há outras partidas contra concorrentes diretos (FC Porto e Braga), assim como duas deslocações às casas de Chaves e Rio Ave.
Difícil: Morita pode ser peça essencial no ciclo, mas para o Funchal é improvável
Todas as provas em que os leões estão empenhados (três) podem ir à vida neste período, no cenário mais pessimista, mas, se tudo correr bem, a equipa também pode cimentar as aspirações nessas mesmas competições e até colocar mais um troféu no museu (a Taça da Liga).
Morita pode ser baixa para o Funchal, mas será por certo peça determinante para este ciclo, ele que antes do Mundial tinha falhado dois jogos do Sporting (com Arouca e Eintracht, em fim de outubro e início de novembro) na sequência do problema muscular num dos gémeos que lhe causa dores a correr ou a andar. Por esse motivo, o médio não defrontou a Alemanha na estreia do Japão no Mundial, mas fez de seguida três partidas no curto espaço de oito dias. Agora, continua a tentar afastar as dores, para regressar à competição o mais rapidamente possível.
15595174
Aposta sempre a crescer
Mateus Fernandes pode jogar pela primeira vez a titular na Liga Bwin frente ao Marítimo, caso Amorim o escolha como primeira opção para estar ao lado de Ugarte.
O médio de 18 anos, chegou aos leões aos 12 anos e, desde então, passou por várias categorias da formação antes de se estrear nos seniores a 22 de outubro, na receção ao Casa Pia.
Depois, teve oportunidade de alinhar 28 minutos na Champions contra o Tottenham, sendo titular pela primeira vez numa partida da Taça da Liga, frente ao Marítimo, jogo em que atuou no miolo, ao lado de Ugarte, e fez uma assistência. Ele próprio já se estreou a marcar, nesta mesma prova, diante do Farense.
15594066
DADOS
Morita
O japonês já parou várias vezes na carreira devido a problemas musculares nos gémeos.
Pedro Gonçalves
No último jogo esteve ao lado de Essugo no meio-campo, mas vai falhar o próximo por acumulação de amarelos.
Essugo
Foi expulso frente ao Paços, o que o fará perder a ida de domingo ao Estádio dos Barreiros.
Mateus Fernandes
É ele a hipótese mais forte para formar dupla com Ugarte nessa partida em casa do Marítimo.