O selecionador nacional anunciou, ao início da tarde desta terça-feira, os 26 futebolistas que irão representar Portugal no Campeonato da Europa de 2024, que decorrerá na Alemanha.
Corpo do artigo
Roberto Martínez só convocou um jogador do campeão nacional Sporting – Gonçalo Inácio – para o Euro’2024, que decorrerá na Alemanha. Questionado sobre o porquê de não haver mais futebolistas dos leões na lista, o selecionador preferiu apontar o foco para os atletas que foram chamados.
"Em primeiro lugar, gostaria de dar os parabéns ao Sporting, acho que fez um campeonato e uma época ótimos. O Trincão teve azar, esteve na lista de convocados de março, mas estava lesionado. O Pedro Gonçalves não entrou. Mas o foco não é os jogadores que ficaram de fora, mas os que estão dentro. Tivemos 10 jogos impecáveis na fase de apuramento, há muita competitividade. A Seleção somos todos, não é para entrar na rivalidade de camisolas. Há muitos jogadores que representam o Sporting, como o Bruno Fernandes e o João Palhinha. Há muitos, muitos jogadores que fizeram a formação no Sporting. O Sporting é muito importante para ter jogadores na Seleção, mas a convocatória do Europeu representa o trabalho dos últimos 18 meses. A mensagem para os jogadores que não foram convocados é que, depois do Europeu, há outro processo, recomeçamos um período novo e os jogadores sempre vão ter a porta, o sonho e a esperança de virem à Seleção num futuro muito próximo", afirmou.
Na fase final do torneio continental, que se realiza de 14 de junho a 14 de julho, Portugal está integrado no Grupo F, juntamente com Chéquia (18 de junho, em Leipzig), Turquia (22, em Dortmund) e Geórgia (26, em Gelsenkirchen).