O goleador regressou da China e trabalhou com normalidade. Titularidade na terça-feira é difícil, mas Sérgio pode optar por levá-lo para o banco. Quanto ao médio-defensivo, deve ter de esperar pelo Benfica
Corpo do artigo
Marega já voltou da China, onde esteve a realizar um tratamento inovador com Eduardo Santos, e ontem recebeu autorização para realizar treino integrado com os companheiros, confirmando que está recuperado da rotura muscular na coxa esquerda, sofrida no início do mês em Guimarães. Do ponto de vista clínico, o maliano está apto, mas só o regresso aos treinos vai dizer se não sente dores e pode voltar à competição. Ontem correu tudo bem, mas hoje e amanhã há mais.
O responsável pela recuperação em tempo recorde já tratou outros jogadores, como Falcao, Hulk, Quaresma, Mangala, David Luiz, Moussa Dembélé ou Wilfried Bony
Se a recuperação total se confirmar, o avançado já deverá ser opção para a o encontro com o Braga, da Taça de Portugal, ainda que dificilmente possa ser utilizado de início. Sérgio Conceição deverá dar-lhe apenas alguns minutos na terça-feira para que possa readquirir algum ritmo competitivo, mas também confiança em campo, tendo em vista o clássico com o Benfica (sábado) e a decisão com a Roma, dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Nesses jogos, é certo que o goleador do FC Porto estará presente.
Em todo o caso, esta é mais uma recuperação em tempo recorde "patrocinada" pelo membro da equipa médica do Shanghai SIPG, treinada pelo português Vítor Pereira. Eduardo Santos é conhecido por "Doutor Milagre" e acabou de "operar" mais um. Marega sofreu uma rotura de grau III, uma vez que afetou ligeiramente o tendão, e tinha prevista uma paragem de dois meses, que pode ser encurtada para menos de metade depois de algumas sessões de tratamento intensivas (de várias horas) realizadas no Dubai e na China na semana passada. O departamento médico do FC Porto esteve em contacto permanente com o jogador, e a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) foi informada das viagens que o avançado realizou para ser tratado.
Marega voltou a Portugal nos últimos dias e quase pronto para competir, possibilitando ao FC Porto e a Sérgio Conceição ter à disposição um dos jogadores mais influentes da equipa numa fase crucial da temporada. Para já, o melhor marcador da equipa perdeu os encontros com Moreirense, Roma, V. Setúbal e Tondela, e a sua ausência foi sendo colmatada com a colocação de Herrera, Fernando Andrade e Corona perto de Soares. Se não for já com o Braga, Marega voltará ao onze contra o Benfica, num jogo que pode ser decisivo para as contas do campeonato.
O responsável pela recuperação em tempo recorde já tratou outros jogadores, como Falcao, Hulk, Quaresma, Mangala, David Luiz, Moussa Dembélé ou Wilfried Bony, através de um método que permite reduzir em 50% o tempo de recuperação em relação a um tratamento básico. "Criei a minha própria caixa de ferramentas com a qual trabalho. Para David Luiz, por exemplo, usei uma agulha muito fina, sem produtos, e elétrodos. Simplesmente limpei o músculo antes de fortalecê-lo, principalmente com eletroestimulação. Ao invés de esperar uma semana entre uma fase e outra, fizemos tudo ao mesmo tempo. Não é uma receita de cozinha que funciona seguindo passo a passo, é também uma questão de feeling", contou, numa das poucas entrevistas que concedeu.
O outro caso que enche de esperança Sérgio Conceição é o de Danilo. O Comendador, a contas com uma entorse, evoluiu de tratamento pata treino condicionado, o que significa que entrou na reta final da recuperação e não demorará mais de uma semana até voltar a estar disponível. Jogar contra o Braga é muito difícil, mas a disponibilidade a tempo do Benfica, no próximo sábado, é bem provável.