Malmo de trintões exige pressão alta: "Se o Braga se apresentar muito compacto..."
O arranque europeu do Braga será em casa da equipa mais titulada da Suécia, que tem vários jogadores experientes e jogará fechadinha.
Corpo do artigo
O paradigma de que não basta investir muito dinheiro para conquistar troféus persegue o Malmo como uma assombração desde o começo da época. Dez jogadores do Malmo são trintões e caros por terem feito carreira noutras ligas mais competitivas do que a sueca e, por isso, a equipa vê-se normalmente em apuros sempre que apanha adversários a pressionar alto.
Suportado por um orçamento recorde na Suécia (42 milhões de euros), o Malmo não tem tirado partido da experiência dos seus "dinossauros". Turay e Ola Toivonen merecem, porém, cuidados.
"Nunca estão confortáveis em espaços reduzidos. Se o Braga se apresentar muito compacto, vão ter grandes dificuldades", estima Toni Mickiewicz, um "scouter" que esteve ligado durante vários anos ao futebol profissional do Ostersunds (Suécia) e a Sven-Goran Eriksson, quando o antigo treinador do Benfica trabalhou na China e foi selecionador das Filipinas, colocando o Braga num patamar muito superior.
"Tem muitos jovens e muito talento", assinala. A equipa comandada por Artur Jorge deve, no entanto, tomar algumas cautelas, especialmente se Ola Toivonen (ex-PSV, ex-Rennes e ex-Sunderland), saltar do banco. "Era um médio-ofensivo e agora joga como ponta-de-lança. Tenta sempre tirar partido da estatura elevada", avisa o observador polaco, alertando ainda para a "velocidade" do ala Buya Turay, entre outros. "Sergio Peña (ex-Tondela) é o motor da equipa, Anders Christiansen distribui jogo muito bem e Kiese Thelin é muito combativo na frente", completa.
Ao invés do que se verificou em 2021, os maus resultados sucedem-se na liga sueca, competição que o clube do condado da Escânia já venceu por 22 vezes (é o mais titulado da Suécia), e poucos apostam num bom resultado amanhã, na receção ao Braga, a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa.
"É a equipa mais rica da Suécia e está a viver um drama. Apesar de ter um orçamento de cerca de 42 milhões de euros, o que significa o dobro dos orçamentos das outras equipas mais fortes, está longe dos primeiros lugares [ocupam o sétimo lugar na liga da Suécia] e não deverá arriscar muito frente ao Braga. Vão baixar linhas porque têm vários defesas já com alguma idade. Não são rápidos a recuperar. É uma equipa cheia de dinossauros, são jogadores que regressaram à Suécia depois de terem experimentado outras ligas", explica Mickiewicz.
15144336
15144532