Médio internacional pela República do Congo assinou um contrato válido por três épocas.
Corpo do artigo
Gaius Makouta rescindiu com o Braga e é reforço do Boavista, tendo assinado um contrato válido para os próximos três anos, ou seja, até ao final da temporada 2023/24. O médio de 24 anos já cumpriu os exames médicos e está apto para começar a treinar às ordens de João Pedro Sousa. Makouta estava ligado ao Braga - clube que mantém 50 por cento dos direitos económicos do jogador -, embora tenha representado a equipa búlgara do PFC Beroe, a título de empréstimo, durante o último ano e meio.
Makouta nasceu em Beaumont, França, mas tem dupla nacionalidade, tendo escolhido defender as cores da seleção da República do Congo, pela qual conta com sete internacionalizações e um golo marcado.
Foi precisamente em França que o médio foi formado, representando clubes como o Le Havre e o Créteil-Lusitanos. A sua primeira experiência como profissional numa equipa sénior começou na República da Irlanda, em 2016, ao serviço do Longford Town FC, tendo rumado depois aos gregos do Aris Thessaloniki.
13972858
Em 2017, assinou pelo Covilhã, onde contabilizou 47 jogos e três golos, que lhe valeram uma transferência para o Braga. Esteve um ano e meio ao serviço dos minhotos, antes de rumar à Bulgária, em janeiro de 2020, para representar o PFC Beroe a título de empréstimo. Makouta foi mesmo considerado um dos melhores jogadores do último campeonato búlgaro, fruto das grandes exibições que realizou e dos sete golos marcados em 27 jogos.