Declarações de Rocha Quintal, advogado de Mustafa, à saída do Tribunal de Monsanto, que foi esta quinta-feira palco do terceiro dia de julgamento pelo ataque à Academia do Sporting.
Corpo do artigo
Depoimento: "A prova está a ser produzida e o Tribunal tomará a sua decisão. A única coisa que posso dizer é que a testemunha confirmou aquilo que a defesa tem vindo a dizer ao longo de todo o tempo, que o Nuno Mendes não praticou o crime de tráfico de droga de que foi acusado".
É por esse crime que ele está em prisão preventiva, certo?: "Ele está preso pelo tráfico de droga".
Pedir a libertação ou alteração da medida de coação: "Vamos equacionar. De momento não tenho nada a pensado. Acho que a prova está a ser feita e é o momento certo para fazer a prova. A verdade há de vir ao de cima".
Como sai daqui hoje: "Saio por um lado triste, mas por outro satisfeito. Estou triste pela situação. Aprende-se na faculdade que mais vale um culpado na rua do que um inocente preso e esta questão acaba por nos emocionar quando percebemos que as pessoas... Mas a verdade há de vir ao de cima".
11537824
Entraram na casinha, encontraram droga e atribuíram a Nuno Mendes pelo facto dele ser o presidente da Juventude Leonina. De onde vem isso?: "Aqui o que eu vejo hoje é a interpretação do que a testemunha disse, as declarações que a testemunha deu é isso. Apenas consta no auto a apreensão da droga, porque pediram a presença de Nuno Mendes, enquanto presidente daquele espaço, para estar ali e ele estava lá e atribuíram a droga a ele e a partir daí a interpretação foi que a droga era dele".
Nuno Mendes não deveria estar preso?: "A minha defesa desde o início foi essa. Não só minha, mas dos colegas que já defenderam o Nuno Mendes. Agora é o momento certo para fazer a prova e o Tribunal está muito atento nessa busca da verdade e isso é que me deixa confiante e deixa-me tranquilo. É a busca concreta da verdade. Se vocês se lembram, a testemunha o que disse é que não há nenhum elemento que relacione Nuno Mendes com a prática do tráfico de droga e quando veiculam publicamente que ele é um traficante de droga, ele não tem qualquer ligação ao tráfico de droga. Foram apanhadas 15 gramas de cocaína na sede da Juve Leo que nada têm a ver com Nuno Mendes. É só isto que quero dizer".