Serdar, Pedro Santos e Rodrigo Macedo foram lançados no decorrer do jogo com o Paços de Ferreira e são as mais recentes caras da aposta do clube em jogadores jovens.
Corpo do artigo
A Academia do Braga continua a dar frutos e o jogo com o Paços de Ferreira ficou marcado pela estreia na equipa principal de mais dois jovens formados no clube.
Pedro Santos, médio-defensivo, e Rúben Macedo, avançado, tiveram o batismo pelos arsenalistas. A estes juntou-se a estreia do turco Serdar.
A mais recente fornada de Artur Jorge começou no banco, em jogo a contar para a última jornada da Taça da Liga, mas os três jovens contribuíram para o triunfo (2-0) que permitiu ao Braga terminar a fase de grupos 100 por cento vitorioso.
Pedro Santos foi o primeiro a saltar do banco, entrando para o lugar de Gorby, que sofreu uma lesão muscular. O médio esteve seguro a defender e rigoroso nos passes, como O JOGO deu conta na edição de segunda-feira. Aos 86 minutos foi a vez de Serdar e Rodrigo Macedo entrarem para os lugares de Tormena e Hernâni, respetivamente.
E se Serdar, internacional sub-21 turco, tem trabalhado habitualmente com o plantel principal, mas só agora foi lançado por Artur Jorge, tendo em conta que a concorrência é de peso, os casos de Pedro Santos e Rodrigo Macedo são distintos. Esta época, o médio alinhou em 12 jogos pela equipa B, enquanto o avançado soma nove golos em 13 partidas pelos sub-23.
Além dos três jogadores que fizeram a estreia absoluta, o duelo com os castores ficou ainda marcado pelo primeiro jogo, esta época, de Hornicek e Roger. O guarda-redes chéquio já tinha alinhado em dois jogos pela equipa principal, ambos em 2021/22, enquanto Roger foi aposta de Carlos Carvalhal em 11 ocasiões, igualmente na temporada passada.
No final do jogo, Artur Jorge destacou a juventude do plantel, lembrando que a média de idades do onze inicial foi de 22 anos. Curiosamente, no final da partida, depois de fazer cinco substituições, o Braga terminou com uma média de 21,4 anos. Só Borja (29 anos) e André Horta (26) destoaram, isto numa equipa que teve em Roger o jogador mais novo, com apenas 17 anos.
Perfil
Serdar
Defesa-central 19 anos
Contratado ao Besiktas, o internacional sub-21 turco foi contratado por 1,5 milhões de euros e tem contrato até 2027. É uma das maiores promessas do futebol turco.
Pedro Santos
Médio-defensivo 22 anos
Começou a ainda curta carreira no FC Porto, em 2008/09, e cumpre a quarta época no Braga, depois de passar por Feirense, Sanjoanense e Paços de Ferreira.
Rodrigo Macedo
Avançado 19 anos
Natural de Braga, cumpre a 11.ª temporada no clube, tendo passado por todos os escalões de formação. Esta época soma nove golos em 13 jogos pelos sub-23.